A campanha espetacular de João Fonseca no Miami Open, torneio disputado na costa leste dos Estados Unidos com transmissão de todas as quadras no Disney+ Premium, mal acabou, e os fãs de tênis já estão ansiosos para ver a grande sensação brasileira de volta à ação.
O calendário do tenista de 18 anos após o Masters 1000 da Flórida ainda não está totalmente definido, mas o que se sabe é que João terá suas merecidas férias após quase sete meses intensos de torneios.
Desde outubro do ano passado, João engatou uma sequência puxada de competições, com Challengers – nível abaixo dos torneios ATPs, como uma “2ª divisão” do circuito mundial – em quadra dura coberta na França, Eslováquia e Finlândia. Depois, em dezembro, Fonseca foi campeão do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas com menos de 21 anos na temporada.
Logo na primeira semana de 2025, começou seu ano sendo campeão do Challenger de Camberra, na Austrália, e depois engatou o Australian Open, a Copa Davis na França e a gira de saibro na América do Sul, vencendo o ATP 250 de Buenos Aires e jogando em casa no Rio Open.
Depois, em março, na reta final de sua maratona, competiu no Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, foi campeão do Challenger de Phoenix, no Arizona, e finalizou a sequência insana em Miami.
Após disputar 28 partidas em 6 meses, João vai descansar uma semana na sua casa, no Rio de Janeiro, curtindo a família.
“Estou de férias agora. Tenho uma semana, vou voltar para o Rio para descansar junto com a família, namorada. Depois treino no saibro por mais duas semanas e volto”, disse em entrevista exclusiva para Conrado Giulietti, da ESPN, após a derrota para Alex De Minaur na 3ª rodada.
A previsão do seu retorno é no Masters 1000 de Madri, disputado na capital da Espanha a partida do dia 23 de abril com transmissão de todas as quadras no Disney+ Premium. Fonseca competiu nesse torneio no ano passado, quando venceu sua primeira partida nessa categoria – que só fica atrás dos quatro Grand Slams em importância e premiação no circuito.
Depois, a equipe de Fonseca planeja sua participação no Masters 1000 de Roma, na semana do dia 7 de maio e, depois o ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, ou o ATP 250 de Genebra, na Suíça, ambos disputados na semana do dia 18.
Então, sua gira de saibro culmina em Roland Garros, Grand Slam disputado em Paris, onde Gustavo Kuerten, o Guga, foi tricampeão. Esse será o primeiro Aberto da França que contará com a participação de João Fonseca na chave principal, prevista para começar no dia 25 de maio, com transmissão da ESPN.