Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde janeiro deste ano, foi direto ao responder em qual modalidade olímpica o Brasil “joga medalha fora”. O mandatário é o convidado do Bola da Vez, da ESPN, que vai ao ar neste sábado (29), às 19h (de Brasília), com transmissão do Disney+.
“Remo e ciclismo. Pra mim são as duas modalidades que nós temos um potencial gigante. É muita medalha jogada fora. Brasil tem potencial gigante”, disse, ao ser questionado sobre as modalidade que o Brasil não aproveita como deveria nas Olimpíadas.
“Eu não consigo conceber que a Colômbia consegue ter um ciclismo forte e o Brasil não consegue. Como a Argentina e outros países da América do Sul conseguem ter um remo forte e nós não conseguimos, com o potencial que nós temos”, seguiu.
La Porta tratou como desafio a chance de transformar as duas modalidades em potências.
“Temos que sentar com essas confederações e fazer estratégias que a gente possa crescer nessas modalidades para conseguir resultados mais positivos que não tivemos ainda”, afirmou.
O presidente do COB foi eleito em outubro do ano passado e assumiu o cargo que vai até o fim de 2028. Ao lado dele, foi eleita a vice-presidente Yane Marques, medalhista olímpica do pentatlo moderno.
Ao ser eleito, La Porta havia explicado os objetivos da gestão.
“Nossa proposta tem várias frentes e a principal dela é a parte esportiva. A gente estabilizou os resultados em Paris e precisamos ter uma renovação melhor. Para isso, precisamos investir na área de Desenvolvimento. Esse é o principal foco da nossa gestão. Olhar para a base, criar estruturas de treinamento que possam receber os jovens talentos e gente possa voltar a fazer o esporte brasileiro crescer”, disse, à ocasião.