O técnico Luis Zubeldía, do São Paulo, concedeu entrevista exclusiva à ESPN e relembrou as recentes eliminações que sofreu estando à frente da equipe paulista.
Mas, mesmo com revezes doloridos para o torcedor são-paulino, o argentino se apega em um lema de ninguém menos do que Alex Ferguson, lenda do Manchester United, que o mantém confiante para o futuro para, quem sabe, conquistar seu primeiro título no comando do Tricolor do Morumbi.
“Foi uma série (eliminação para o Atlético-MG na Copa do Brasil em 2024) de 180 minutos onde um gol no minuto 90 e pouco, onde nós tínhamos nos entregado, e eles tiveram um chute e fizeram o gol. Por isso eu digo, há vezes no futebol que você precisa continuar insistindo”, iniciou.
“O Ferguson dizia isso em um livro, dos três Ps: preparação, paciência e perseverança. Isso é algo que me ensinaram no futebol, de ser perseverante. Eu tive a possiblidade de sair campeão no meu primeiro ano como treinador, e depois passaram 15 anos para voltar a ser campeão como treinador principal. Então essas três palavras, principalmente a perseverança, são as que você tem que ter em mente”.
Zubeldía voltou a citar as derrotas sofridas no comando do São Paulo, mas ressaltou o fator competitivo da equipe paulista, dizendo que o time esteve à altura dos rivais, relembrando o fato do Tricolor ter encerrado o ano de 2024 entre os seis primeiros times do Campeonato Brasileiro, garantindo vaga na CONMEBOL Libertadores deste ano.
“Não só eu, mas todos que trabalhamos no futebol. Isso que você está falando da Copa do Brasil muito acirrada e um gol define, da Libertadores, no jogo do outro dia contra o Palmeiras… O futebol me ensinou isso”.
“Sei que há uma urgência em todo o contexto, mas se alguém parar para pensar e analisar campeonato a campeonato, estivemos à altura em todos. Eu estou aqui à altura em todas as competições. O Brasileirão, como nós conhecemos, sabemos como é difícil estar entre os seis primeiros e chegar direto na fase de grupos da Libertadores”.
“Nós que estamos aqui sabemos o quão difícil é. Por isso falo, você precisa ter paciência, perseverança e preparação. Preparação porque a temporada é longa, a preparação tem que estar 100%, de todos, não só de mim”, finalizou o argentino.
Depois de estrear no Campeonato Brasileiro com um empate por 0 a 0 com o Sport, no Morumbis, o São Paulo volta suas atenções para o início da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. O Tricolor vai a campo nesta quarta-feira (2), contra o Talleres de Córdoba (ARG), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+.