O São Paulo enfrenta o Talleres na estreia da CONMEBOL Libertadores nesta quarta-feira (2), às 21h30, com transmissão ao vivo do Disney+. E do lado argentino, um brasileiro é a contratação mais cara da história do clube e busca justificar o investimento.
A ESPN conversou com Rick, atacante contratado por 6 milhões de euros no início de 2025, com passagens pelo Ludogorets, da Bulgária, e Ceará, e um dos dois brasileiros que atuam na elite do futebol argentino.
Após se destacar no futebol búlgaro, o brasileiro atraiu o interesse do clube argentino, que aceitou pagar o alto valor imposto pelo dono da equipe europeia, Kiril Domuschiev: “O dono tem muito dinheiro, ele não precisava vender jogador. Para ele, tanto faz. Ele queria me manter no elenco˜.
“O Talleres estava tentando, tentando, até que tem uma hora eles cederam, né? Falaram ‘então tá bom, a gente vai pagar”, completou Rick.
Mas antes de fechar com o clube argentino, o atacante revelou que o Internacional também tentou contratá-lo.
Com apenas 9 jogos, o atacante vem buscando se firmar na equipe. Na última partida, marcou o primeiro gol pela equipe no empate em 1 a 1 contra o Belgrano.
“Já estava vindo bem nos jogos passados. E acho que o gol veio na hora certa, no clássico. Não tem coisa melhor do que fazer um gol no clássico”.
A adaptação em um novo país e com o elenco, sem nenhum brasileiro, foi rápida para Rick. E teve até zoeira dos companheiros após derrota da seleção brasileira para a Argentina por 4 a 1 nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
“Eu tava zoando um dia antes ‘o Brasil vai ganhar, dois a zero’. Fui apostando com todo mundo… Até hoje eu estou sendo zoado. Estou devendo dois churrascos. E estou fugindo”.
E dentro de campo, Rick revela uma diferença grande em comparação com o futebol brasileiro. “É muito diferente. Confesso, muito diferente. É mais pegada, é muito contato, o juiz não dá qualquer falta. Você tem que se acostumar com isso, sempre vai haver contato, e eles não dão qualquer falta”.
“Se eu sair daqui para outro clube, eu vou estar chegando bem mais preparado ainda do que eu já estava antes, pelo fato do futebol argentino”, completou Rick.
Nas arquibancadas, “Los Matadores”, apelido da torcida do Talleres, vem o abraçando e se encantando com o jeito do brasileiro de jogar.
“Torcida gosta muito de brasileiro. Me acolheram bem, sem eu nem ter jogado. E, agora… Depois desses jogos, que eu vim demonstrando muita qualidade, drible, um pouco do brasileiro, eles gostaram muito disso”.
Na véspera de entrar em campo pela primeira vez em uma Libertadores, Rick projeta o reencontro com uma equipe brasileira e projeta o estádio Mario Kempes lotado.
“Vai ser um privilégio estrear contra o São Paulo, um time brasileiro. E aqui também vai estar um caldeirão”.
E promete um Talleres indo para cima do Tricolor Paulista. “E vamos para cima, vamos fazer o que a gente vem fazendo nos últimos jogos, não fugir da nossa característica de jogo. E eu creio que vai ser um jogo muito bom aqui, um jogo espetacular”.
Onde assistir a Talleres x São Paulo?
A partida entre Talleres e São Paulo, nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), pela 1ª rodada da CONMEBOL Libertadores terá transmissão ao vivo do Disney+.