O Manchester City volta a campo pela Premier League nesta quarta-feira (2) e, no Etihad Stadium, recebe o Leicester City, pela 30ª rodada, com transmissão ao vivo no Disney+ Premium a partir das 15h45 (de Brasília). Na área técnica, os Citizens terão uma novidade.
Por conta do cartão amarelo recebido contra o Bournemouth, domingo, nas quartas de final da Copa da Inglaterra, o técnico Pep Guardiola terá de cumprir suspensão automática contra os Foxes. Com isso, o seu compatriota e auxiliar, Juan Manuel Lillo Díez, ou simplesmente Juanma Lillo, comandará o City do gramado.
Apesar da diferença de apenas cinco anos para Pep, Lillo, de 59, é uma espécie de “guru” para o comandante dos Citizens, além de uma das suas “mentes pensantes” nos bastidores.
Nascido em Tolosa, no País Basco, o espanhol até tentou a carreira como jogador, mas sem qualquer sucesso. Foi como técnico que Lillo se encontrou. E em 1996, quando estava no “nanico” Real Oviedo, teve início a sua relação com Pep.
Após a sua equipe perder por 4 a 2 para o Barcelona de Guardiola, o até então jogador do Barça fez questão de ir até o vestiário do Oviedo para saber quem era Lillo. Uma década mais tarde, Pep trabalhou com ele no México, no Dorados de Sinaloa, clube onde se aposentou.
E lá aproveitou a reta final da carreira para se preparar para a transição de jogador para treinador. No ano seguinte, no Barcelona B, teve a ajuda de Lillo para montar as suas sessões de treinos, mesmo que informalmente. O que seguiu até mesmo no time principal do Barça.
Guardiola, inclusive, afirma categoricamente que, ao lado de Johan Cruyff, Lillo é uma das suas principais influências entre os técnicos de futebol. Não à toa, eles trabalham juntos no City pela segunda vez.
‘Hater’ do futebol moderno
Lillo de fato sempre foi diferente. Além de ser o espanhol mais jovem a comandar uma equipe da elite do país, é conhecido por ser o precursor do esquema tático 4-2-3-1. E também tem a fama, não por acaso, de ser um “filósofo do futebol”.
Juanma tem uma biblioteca de 10 mil livros, além de uma coleção de revistas esportivas e jornais do mundo inteiro. Também é autêntico, até mesmo se definindo como um “pai arrependido” por ter defendido no passado uma metodologia que hoje repudia. Uma espécie de “hater” do chamado do futebol moderno.
“É engraçado como todo mundo agora fala em bloco alto, bloco baixo… O único bloco que eu conheço é de um prédio. Com garagem? Sem garagem? Essa ânsia de encontrar um vocabulário para tornar o futebol mais difícil me irrita”, escreveu em uma publicação na revista The Athletic, durante a Copa do Mundo de 2022.
“O futebol acabou. Seja lá o que tenha surgido, não ouso nomeá-lo. O propósito do jogo foi subvertido – agora visam mais os consumidores do que os torcedores, a indústria precisa do dinheiro da TV. Nós nem percebemos a bagunça que fizemos. Globalizamos uma metodologia que alcançou a Copa do Mundo”.
Ao longo da carreira, Lillo já teve diversas experiências, incluindo a América do Sul, onde foi auxiliar da seleção do Chile, além de passagens por Millonarios e Atlético Nacional, ambos da Colômbia.
Como técnico principal, comandou a Real Sociedad, além do Vissel Kobe, quando Andrés Iniesta ainda estava no Japão. No City, teve uma experiência como auxiliar de Guardiola entre 2020 e 2022, retornando em 2023 ao Etihad, onde permanece até hoje. Contra o Leicester, terá a missão de ser o representante de Guardiola na beira do campo, como já fez em alguns jogos na temporada 2023/24, quando Pep precisou se ausentar após uma cirurgia nas costas.
Seus únicos títulos são uma quarta divisão espanhola com o Mirandés (1988/89), uma terceira com o Salamanca (1993/94) e ainda uma Série B da China com o Qingdao Huanghai (2019).
Onde assistir a Manchester City x Leicester?
O duelo entre Manchester City e Leicester City, pela 30ª rodada da Premier League, tem transmissão ao vivo no Disney+ Premium, nesta quarta-feira (2), a partir das 15h45 (de Brasília).