Um brasileiro no top 10: Ranking ESPN dos sub-21 do mundo

Quem são os melhores jogadores do mundo com até 21 anos? Pergunta difícil de responder, mas que, novamente, a ESPN aceita o desafio de ao menos tentar.

Pelo sétimo ano consecutivo (de 2019 até aqui), ouvimos olheiros profissionais, diretores esportivos e repórteres de Holanda, Brasil, Argentina, México, África, Ásia e Austrália para elencar quais são os 39 melhores talentos que despontam no futebol ao redor do mundo. A preferência pessoal, claro, também tem papel importante na criação do ranking, que levanta pontos importantes para a discussão.

Afinal, a Premier League tem o melhor dos talentos do mundo, certo? Bem, como a lista abaixo mostra, não é bem o caso. Seis dos nossos 20 melhores vêm do Barcelona, enquanto Campeonato Inglês tem apenas um representante entre os dez melhores. Portanto, apesar do foco do Chelsea em tentar contratar os melhores talentos por quantias absurdas, será que houve uma mudança de onde eles querem jogar?

O ranking também apresenta novidades forçadas pela idade. Agora com 22 anos, Jamal Musiala, astro do Bayern de Munique, é – com o perdão da palavra – “muito velho” para ser incluído. Outros também ultrapassaram a idade exigida, casos de Pedri (Barcelona), Eduardo Camavinga (Real Madrid) e Rasmus Hojlund (Manchester United).

Mas por que 39?

Nos últimos dois anos, o 39 funcionou bem e, de uma longa lista inicial de 100 jogadores, os remanescentes são os que melhor satisfizeram meus principais critérios: aparições no mais alto nível, desempenho consistente durante um período prolongado e potencial para se tornar um jogador de futebol de alto nível.

Pontos para entender a lista:

  • Os jogadores incluídos devem ter 21 anos ou menos em 1º de abril de 2025.

  • Os valores das transferências foram retirados do Transfermarkt, e a cotação do real utilizada foi a do dia 02/04/2025.

  • As posições são: GOL (goleiro), LE (lateral-esquerdo), LD (lateral-direito), ZAG (zagueiro), VOL (volante), MC (meio-campista), CAM (meio-campo ofensivo), ATA (atacante), CA (centroavante).

  • Estatísticas corretas em 27 de março, via equipe de Pesquisa Global da ESPN.

Os brasileiros da lista

37. Endrick, CA

A queda em relação ao 20º lugar do ano passado pode parecer injusta, mas, com nove meses de carreira no Real Madrid, Endrick ainda está apostando principalmente no seu (enorme) potencial. Apesar do pouco tempo de jogo – ele ainda não começou uma partida de LALIGA como titular –, o jogador da seleção brasileira marcou sete gols (seu único gol na liga foi na estreia) e, embora o técnico Carlo Ancelotti ainda não tenha confiado totalmente nele, há sinais de que coisas melhores estão por vir.

Pontos fortes: Endrick tem mostrado do que é capaz desde que chegou ao Real Madrid vindo do Palmeiras por uma taxa de transferências que pode chegar a 72 milhões de euros com bônus. Seu maravilhoso gol contra o Stuttgart na Champions League mostrou seu pé esquerdo calibrado, ao mesmo tempo em que demonstrou ser praticamente inalcançável no contra-ataque. Seu número de dribles bem-sucedidos caiu de mais de 4 para 1,5 por 90 minutos desde que chegou ao Real Madrid. Mas não há motivo para duvidar que sua habilidade no mano a mano se aproximará de seus números iniciais no Brasil assim que ele se adaptar ao jogo europeu.

Como pode melhorar: Uma transferência por empréstimo parecia uma boa ideia em janeiro e continua sendo para a janela de transferências de verão se ele conseguir tempo de jogo em uma liga competitiva, talvez até mesmo para um time menor na Espanha. Aumentar a força corporal e a consciência tática deve ajudar a aumentar sua produtividade.

Um dado importante: seu 0,84 gol por 90 minutos nesta temporada de LALIGA são os melhores entre os adolescentes das cinco principais ligas da Europa nesta temporada (mínimo de 100 minutos jogados).


19. Estêvão, ATA

O Chelsea fechou um acordo no ano passado para contratar Estêvão por 34 milhões de euros, e ele irá para o oeste de Londres no verão. A onda de transferências de 1 bilhão de euros dos Blues nos últimos anos tem se concentrado nos jovens, mas muitos olheiros consideram o brasileiro o jogador com maior potencial. Estêvão já é um jogador da seleção brasileira principal e causou um grande impacto nas competições nacionais pelo Palmeiras, marcando 13 gols e contribuindo com seis assistências na última temporada para o vice-campeão brasileiro.

Pontos fortes: Apesar de ser canhoto, Estevão tende a se alinhar no lado direito do ataque e geralmente se movimenta pelo centro e vai ao fundo. Com muitos truques e habilidade técnica, o jogador de 17 anos é uma fonte de criatividade, mas o que o torna tão impactante é o fato de que suas arrancadas, lançamentos e um-dois são executados em uma velocidade devastadora. De fato, o apelido que adotou quando mais novo, “Messinho”, oferece algumas pistas sobre seu estilo de jogo. Sua mudança de ritmo é hipnotizante, mas ele é mais do que talento e habilidade. Estêvão tem maturidade além de sua idade: faz gols (muitas vezes de meia distância com os dois pés), escolhe as jogadas de ataque e assume a responsabilidade por suas funções defensivas.

Como pode melhorar: Apesar de regularmente oferecer chances aos seus companheiros de equipe, Estevão ainda é propenso a tentar fazer muita coisa sozinho. No entanto, isso se deve principalmente ao seu entusiasmo juvenil e à autoconfiança acima da média, e não à falta de tomada de decisões. Com apenas 17 anos, também é necessário desenvolver sua força corporal.

Um dado importante: ele liderou a Série A do Campeonato Brasileiro com 22 gols em 2024.


10. Savinho, ATA

O jogador da seleção brasileira começou sua carreira na Premier League de forma discreta depois de chegar do Troyes por R$ 215 milhões no verão (por empréstimo ao Girona), mas sua influência na equipe de Guardiola cresceu desde a virada do ano. Como um bônus adicional, Savinho também se tornou mais regular na seleção nacional.

Pontos fortes: Com pés rápidos, habilidade técnica e um talento especial para se esquivar de disputas, Savinho é um dos pontas mais agradáveis visualmente. Sua notável aceleração e excelente equilíbrio dificultam a leitura, pois ele consegue passar pelos defensores de ambos os lados, apesar de ser predominantemente canhoto. Sua produtividade aumentou e, até agora, nesta temporada, ele registrou dois gols e nove assistências, enquanto seus cruzamentos e cortes para Erling Haaland se mostraram muito úteis. Com o aumento de sua confiança, Savinho também se tornou alvo de uma marcação dupla dos adversários.

Como pode melhorar: Até agora, o produto final de Savinho tem se mostrado principalmente em termos de assistências. Mas, com quase três chutes a gol por 90 minutos, fazer mais gols é uma meta realista.

Um dado importante: seus 64 cruzamentos de jogo aberto na Premier League nesta temporada são os maiores de qualquer jogador do City, e ele tem o terceiro maior número de passes tentados no terço ofensivo (458).

O pódio

3. Jude Bellingham, MC / CAM

  • Clube/seleção: Real Madrid / Inglaterra

  • Idade: 21 anos

  • Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão

Bellingham caiu duas posições, depois de ter liderado as duas últimas edições desta classificação, e isso não foi sem controvérsia entre os votantes. Enquanto houve um amplo consenso sobre a escolha do número 1, houve muito debate sobre se Bellingham ou Wirtz deveriam vir em seguida. De qualquer forma, terminar em terceiro lugar não prejudica o status de estrela do meio-campista do Real Madrid e ele ainda é, sem dúvida, um dos talentos sub-21 mais influentes do mundo.

Pontos fortes: o conjunto de habilidades básicas de Bellingham não mudou muito nos últimos 12 meses; ele ainda representa a combinação quase perfeita de habilidade técnica, compreensão tática, mentalidade forte e um físico quase ideal para um meio-campista de ataque. A adaptação à chegada de Kylian Mbappe neste verão restringiu sua influência ofensiva até certo ponto, mas 11 gols e o mesmo número de assistências são um retorno surpreendente. Apesar de ser mais deslocado no meio-campo do que na temporada passada, sua movimentação fora da bola frequentemente abre espaço e opções para seus companheiros de equipe, e sua atitude e vontade de vencer são louváveis.

Como pode melhorar: Talvez ele possa aumentar a eficiência de seus chutes (28% no alvo) ou aumentar sua taxa de passes-chave (1,4 por 90 minutos), mas esses fatores devem ser vistos no contexto de Bellingham, que normalmente joga ao lado de três outros atacantes de classe mundial que precisam de suprimento.

Um dado importante: seus quatro jogos em LALIGA com um gol e uma assistência são os maiores da competição nesta temporada e estão empatados com o terceiro maior número de jogos nas cinco principais ligas da Europa.


2. Florian Wirtz, CAM

Com 15 gols e 13 assistências em 39 jogos – antes de uma lesão no ligamento do tornozelo que o deixou de fora por semanas – o armador do Leverkusen provou ser tão influente nesta temporada quanto foi durante a campanha invicta do título do clube em 2023/24. Com um contrato que expira em 2027, ele está no radar de todos os clubes de elite da Europa, incluindo o Bayern e o Manchester City. E, após sérias deliberações, ele se mantém em segundo lugar nesta classificação.

Pontos fortes: Um mestre em encontrar espaço para receber a bola no terço final, Wirtz é igualmente bom no controle da bola, girando e soltando-a com peso perfeito ou chutando de longe. O fato de ser escalado como um camisa 10 clássico em uma função livre permite que ele tome bastante liberdade no ataque, mas, mesmo assim, suas 6,5 chances criadas por 90 minutos são um número incrível. Wirtz parece estar sempre um segundo à frente de seus adversários e isso se deve a uma combinação de seu cérebro futebolístico excepcionalmente rápido, consciência posicional e habilidades técnicas excepcionais. Ele também tem a visão e a habilidade para identificar jogadas perigosas.

Como pode melhorar: Sua força aérea não passa da média, embora a capacidade de cabeceio não seja muito importante para um jogador em sua função. O que Wirtz precisa fazer é se tornar ainda mais dominante nos grandes jogos, especialmente para a Alemanha.

Um dado importante: suas 21 bolas enfiadas [um passe feito através da defesa para criar uma chance de gol] na Bundesliga estão empatadas com o maior número de bolas enfiadas nas cinco principais ligas da Europa.


1. Lamine Yamal, ATA

  • Clube/seleção: Barcelona / Espanha

  • Idade: 17 anos

  • Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão

Apesar de ter apenas 17 anos, Yamal é possivelmente o melhor jogador de ataque do mundo em qualquer faixa etária. Sua contribuição para o sucesso da Espanha na Eurocopa de 2024 foi fundamental, mas isso foi um mero prelúdio do que estava por vir no Barcelona. Quaisquer dúvidas sobre sua consistência foram firmemente rechaçadas, pois ele desempenhou um papel fundamental na disputa pelo título do Barcelona e na corrida pela Liga dos Campeões.

Pontos fortes: Um talento natural que só surge uma vez a cada década. As ações individuais de Yamal pelo lado direito do ataque são uma fonte perpétua de perigo, seja por meio de dribles (4,6 bem-sucedidos por 90 minutos é fora de série) ou chutes bem posicionados com o pé esquerdo (1,3 no alvo por 90 minutos) de longe. A média de 0,5 assistência por 90 minutos (17 no total) à medida que a temporada se aproxima do fim é quase impensável. A explosividade de Yamal no ataque um contra um e sua potência de chute são devastadoras, enquanto sua objetividade ao pegar a bola é intimidadora para qualquer adversário. Seja como for, o impacto ofensivo incessante de Yamal é fenomenal.

Como pode melhorar: Trabalho defensivo; interceptações, controle da retaguarda e pressão ainda mais intensa. Dito isso, há uma troca aqui: quanta disciplina defensiva se deve impor a um garoto de 17 anos sem sacrificar seu enorme impacto ofensivo? Além disso, mais trabalho em seu pé direito mais fraco o tornaria mais difícil de ser parado.

Um dado importante: ele tem 20 grandes chances criadas em LALIGA nesta temporada, e somente seu companheiro de equipe Raphinha (23) tem mais chances entre os jogadores das cinco principais ligas da Europa nesta temporada.

A lista completa

39. Yankuba Minteh, ATA

38. Nico Paz, CAM

37. Endrick, CA

36. Archie Gray, MC / ZAG

35. Malo Gusto, LD

34. Geovany Quenda, ATA / LD

33. Ethan Nwaneri, MC / CAM

32. Jamie Gittens, ATA

31. António Silva, ZAG

30. Myles Lewis-Skelly, LE / MC

29. Rico Lewis, LD / MC

28. Dean Huijsen, ZAG

27. Alejandro Garnacho, ATA / CAM

26. Ousmane Diomandé, ZAG

25. Desiré Doué, ATA / CAM

24. Jorrel Hato, ZAG / LE

23. Leny Yoro, ZAG

22. Carlos Baleba, VOL

21. Milos Kerkez, LE

20. Kenan Yildiz, CAM

19. Estêvão, ATA

18. Arda Güler, CAM

17. Alejandro Baldé, LE

16. Fermín López, MC

15. Kobbie Mainoo, MC

14. Pablo Barrios, VOL / MC

13. Jhon Durán, CA

12. Marc Casadó, VOL / MC

11. Benjamin Sesko, CA

10. Savinho, ATA

9. Aleksandar Pavlovic, VOL / MC

8. Gavi, MC

7. Xavi Simons, CAM

6. Warren Zaïre-Emery, MC / VOL

5. João Neves, MC

4. Pau Cubarsí, ZAG

3. Jude Bellingham, MC / CAM

  • Clube/seleção: Real Madrid / Inglaterra

  • Idade: 21 anos

  • Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão

2. Florian Wirtz, CAM

1. Lamine Yamal, ATA

  • Clube/seleção: Barcelona / Espanha

  • Idade: 17 anos

  • Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão

More From Author

Vitória do São Paulo traz alívio para Zubeldía após período de tensão

Técnico atacado por Mourinho explica confusão após jogo na Turquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *