Além de significar um ótimo começo na CONMEBOL Libertadores, a vitória do São Paulo por 1 a 0 contra o Talleres serviu também para acalmar os ânimos da torcida tricolor e aliviar a pressão que estava em cima de Luis Zubeldía.
Em baixa após eliminação para o rival Palmeiras, na semifinal do Campeonato Paulista, e de um empate sem gols com o Sport pelo Brasileirão, o São Paulo vinha em um momento de oscilação. Zubeldía, inclusive, chegou a ser chamado de “burro” por parte da torcida presente no último jogo no Morumbis.
Deste modo, o duelo da noite desta quarta-feira (2) se apresentava como um teste de fogo para os jogadores e o próprio treinador. Uma derrota poderia ser catastrófica e até ameaçar a continuidade do trabalho. Porém, com uma postura bem diferente das últimas partidas, o São Paulo se superou.
Ao montar uma formação tática diferente, com o zagueiro Ferraresi na função de lateral e Cédric Soares mais avançado, como um meia aberto pela direita, Zubeldía anulou o sistema ofensivo do Talleres e foi recompensado no fim, com um gol de Alisson que sacramentou a estreia com vitória.
Foi a primeira vez que o São Paulo deixou o Estádio Mario Alberto Kempes vitorioso. Até a noite passada, o rendimento era de um empate e três derrotas, uma delas traumática, na final da CONMEBOL Sul-Americana de 2022.
Zubeldía, por sua vez, conseguiu manter seus tabus particulares. O argentino segue invicto contra o Talleres – agora são seis vitórias e dois empates. Além disso, o treinador também continua sem ser derrotado pelo São Paulo em Libertadores. Ele tem cinco triunfos e quatro empates em nove jogos comandando o Tricolor na competição de clubes mais importante da América do Sul. A eliminação em 2024 veio somente nos pênaltis.
Assim, com suas sequências mantidas e uma estreia com vitória na Libertadores, que o clube não conseguia desde 2021, Zubeldía espera ter afastado o ‘fantasma’ de Dorival Júnior e acabado com a crise que pairava o Morumbis neste momento da temporada.