A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício aos clubes avisando que vai punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola em jogos do Campeonato Brasileiro.
A determinação aconteceu pouco mais de uma semana após Memphis Depay ter usado tal artifício na grande final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras.
”Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com CA por conduta antidesportiva, entre os quais mostrar falta de respeito pelo futebol”, diz trecho do ofício.
Após o envio do documento, Vinicius Cascone, diretor de negócios jurídicos do Corinthians, ironizou a decisão tomada pela entidade.
”Em pleno sábado é editada a Norma Memphis. Subiu na bola…cartão amarelo”, escreveu o dirigente nas redes sociais.
Veja abaixo o ofício enviado pela CBF aos clubes:
Prezados(as) Presidentes,
Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema de evidência no Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno ao ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional.
Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas. Diante deste fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.
Senão vejamos: Infrações por condutas antidesportivas: Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com CA por conduta antidesportiva, entre os quais mostrar falta de respeito pelo futebol.
Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA).