Verstappen surpreende e conquista pole position no Japão com melhor tempo da história; Bortoleto é o 17°

Tudo pronto para o Grande Prêmio de Japão, em Suzuka! A terceira etapa da Fórmula 1 em 2025 já confirma algumas das tendências vistas nas primeiras corridas, enquanto dá mostras do que pode vir nas próximas semanas.

O grande nome do sábado foi Max Verstappen. O atual campeão mundial não teve um grande final de semana, mas conseguiu uma última volta inesperada e terminou com 1:26:983, melhor tempo da história de Suzuka. Assim, Max mantém a boa fase em Suzuka: ele conseguiu a pole pelo quarto seguido no Japão.

As Red Bulls, inclusive, estão com uma pintura branca, em homenagem à japonesa Honda, fornecedora dos motores da equipe.

É a primeira pole position da Red Bull Racing em 2025. Mas Yuki Tsunoda, que corre em casa, decepcionou e ficou apenas em 15°.

As primeiras posições são completadas pelas McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri. Atrás, Leclerc (Ferrari), Russell e Antonelli (Mercedes).

O desempenho de Max deve dar um novo atrativo para a corrida na próxima madrugada. Afinal, os carros da McLaren, Ferrari e Mercedes estão com resultados melhores que os da Red Bull. Além disso, há previsão de chuva para o domingo.

O brasileiro Gabriel Bortoleto teve um bom início, mas não conseguiu superar suas marcas nas tentativas finais e ficou em 17°, uma posição atrás de seu companheiro de equipe, Niko Hulkenberg. A Sauber segue sem conseguir emplacar os dois pilotos no Q2.

A classificatória

Na Q1 Lance Stroll foi a surpresa negativa. O piloto canadense da Aston Martin terminou em 20°. Doohan (Alpine), que teve problemas ao longo da semana, incluindo uma grave batida na sexta-feira, ficou em 19°. O brasileiro Gabriel Bortoleto começou bem e chegou a ficar entre os dez primeiros, mas não conseguiu sustentar o tempo e caiu das primeiras posições nos últimos segundos, conseguindo apenas a 17ª posição, atrás de seu companheiro Niko Hulkenberg, que foi 52 milésimos mais rápido e pegou o 16° lugar. Esteban Ocon (Haas) completou os eliminados no Q1 em 18°.

A Q2 foi interrompida na metade por fogo na grama, um problema comum no circuito do Japão, mas que aconteceram além do esperado nesta semana. As regiões próximas às curvas rápidas por vezes começam a queimar a partir do contato das faíscas com a grama baixa e seca.

Quando os carros voltaram para a pista, a grande disputa ficou entre Yuki Tsunoda, japonês que foi promovido para a Red Bull e corria em casa, e Liam Lawson, rebaixado para a Racing Bulls. O neozelandês ficou na frente de Tsunoda, mas ambos ficaram nas últimas posições e longe da classificação.

O Q3 foi dominado pelas McLarens até o fim da qualificação. Quando parecia que a disputa ficaria entre Lando Norris e Oscar Piastri, Max Verstappen surpreendeu a todos e conseguiu o melhor tempo da história da pista, com 1:26:983.

Grid de largada: GP do Japão

1°:Max Verstappen (Red Bull Racing)

2°: Lando Norris (McLaren)

3°: Oscar Piastri (McLaren)

4°: Charles Leclerc (Ferrari)

5°: George Russell (Mercedes)

6°: Kimi Antonelli (Mercedes)

7°: Isack Hadjar (Racing Bulls)

8°: Lewis Hamilton (Ferrari)

9°: Alexander Albon (Williams)

10°: Olive Bearman (Haas)

11°: Pierre Gasly (Alpine)

12°: Carlos Sainz (Williams)

13°: Fernando Alonso (Aston Martin)

14°: Liam Lawson (Racing Bulls)

15°: Yuki Tsuonda (Red Bull Racing)

16°: Nico Hulkenberg (Kick Sauber)

17°: Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)

18°: Esteban Ocon (Haas F1 Team)

19°: Jack Doohan (Alpine)

20°: Lance Stroll (Aston Martin)

Onde assistir ao GP do Japão 2025

Data: Madrugada de 05 para 06 de abril, 2h (de Brasília)

Local: Circuito de Suzuka, no Japão

Transmissão: Band (TV Aberta), Bandsports (TV por assinatura) e F1TVPro (streaming próprio da F1)

More From Author

Curry fecha semana perfeita, Warriors batem os Nuggets e seguem na briga pela terceira posição no Oeste

Thomas Muller anuncia que deixará o Bayern de Munique após 25 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *