Gabriel Bortoleto não fez uma boa prova em Susuka, no Grande Prêmio do Japão. O brasileiro largou em 17° lugar com pneus duros e logo na largada foi ultrapassado por Ocon (Haas), Doohan (Alpine) e Stroll (Aston Martin), que estavam de pneus médios.
A lanterna da prova acompanhou Bortoleto por várias voltas, até que Lance Stroll precisou fazer uma parada extra, sendo ultrapassado pelo brasileiro.
Gabriel até se aproximou dos adversários, especialmente de Ocon. Mas a falta de velocidade da Sauber nas retas e o trecho curto de DRS no Japão impediram as tentativas de ultrapassagens.
Após a corrida, Bortoleto se mostrou satisfeito com a estratégia de largar com pneus duros, mas lamentou os erros na largada:
“Minha largada não foi muito boa, eu não consegui sair muito bem. Tudo bem que tinham dois caras de pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia ficar na frente deles… o pneu tem muito mais grip na largada, mas eu realmente dava para ter segurado o Ocon”, disse em entrevista à Bandeirantes.
O brasileiro também explicou a dificuldade para encostar em Ocon após a largada problemática: “A gente sabe que Suzuka é uma pista muito difícil de ultrapassar, a gente só é realmente capaz de ultrapassar quando a gente tem uma vantagem muito grande. No final eu tinha, em cima do Ocon, eu acho que eu estava bem mais rápido do que ele só que estava bem difícil de ultrapassar, ele não cometeu nenhum erro na última curva e eu não conseguia passar ele com o DRS no final da reta, nem tentar arriscar alguma coisa porque eu não conseguia nem colocar de lado a lado”.
A próxima corrida de Bortoleto será já no próximo final de semana (13 de abril), em Sakhir, no Grande Prêmio do Bahrein.