Tudo novo de novo? Na terceira corrida da temporada, no Grande Prêmio do Japão, Max Verstappen venceu a corrida no Circuito de Suzuka e embolou a disputa pelo Mundial de Pilotos. Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio.
Agora Max está na segunda posição com 61 pontos, apenas um tento atrás de Norris, que foi para 62. Piastri chegou a 49.
Líder de ponta a ponta após uma pole position surpreendente, Verstappen não deu chances para as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri e faturou a primeira vitória da Red Bull Racing na temporada.
O resultado também foi inesperado, uma vez que as Red Bulls tiveram problemas para competir com as rivais nas últimas semanas.
Mas a largada foi tranquila. E em um circuito de ultrapassagens difíceis e raras, como em Suzuka, isso significou poucas alternâncias ao longo da corrida. Nos dez primeiros no grid de largada, a única mudança na posição final foi a ultrapassagem de Hamilton em Hadjar, ainda no começo da corrida. De resto, todas as posições se mantiveram.
A chuva, que ameaçou cair sobre o Japão, não aconteceu durante a corrida, deixando as dinâmicas mais previsíveis.
O único momento de tensão na briga pela liderança aconteceu na 22ª volta. Lando Norris vinham num ritmo melhor que Verstappen, quando as duas equipes chamaram seus pilotos para os boxes. Os rivais saíram praticamente juntos, mas Max conseguiu a vantagem para cima de Lando, que acabou indo para a grama ao tentar a ultrapassagem logo na saída da pit lane.
Daí para a frente o holandês manteve uma diferença entre 1.1 e 1.5 segundos durante todo o trajeto. Ele venceu no Japão pelo quarto ano seguido.
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 17° mas fez uma largada ruim, caindo para a última posição, onde ficou por várias voltas. Só conseguiu ultrapassar Lance Stroll (Aston Martin), que teve muitos problemas e precisou fazer uma parada a mais.
A outra grande história do final de semana foi a disputa entre Yuki Tsunoda, promovido à Red Bull Racing, e Liam Lawson, rebaixado para a Racing Bulls. O neozelandês largou na frente do japonês, mas teve problemas ao longo da corrida. Assim, Tsunoda terminou em 12°, à frente do rival, mas fora da zona de pontuação. Já Lawson ficou em 17°.
No Mundial de Construtores, a McLaren, atual campeã, segue na liderança, com 110 pontos. Em segundo está a Mercedes, com 75 pontos. Atrás vem a Red Bull Racing com 61. E depois a Ferrari com 35.
A Fórmula 1 seguirá agora para o a 4ª etapa do calendário, no Grande Prêmio do Bahrein, Circuito de Sakhir. A prova acontece no próximo final de semana, no dia 13 de abril.
Grid de largada: GP do Japão
1°:Max Verstappen (Red Bull Racing)
2°: Lando Norris (McLaren)
3°: Oscar Piastri (McLaren)
4°: Charles Leclerc (Ferrari)
5°: George Russell (Mercedes)
6°: Kimi Antonelli (Mercedes)
7°: Lewis Hamilton (Ferrari)
8°: Isack Hadjar (Racing Bulls)
9°: Alexander Albon (Williams)
10°: Olive Bearman (Haas)
11°: Fernando Alonso (Aston Martin)
12°: Yuki Tsuonda (Red Bull Racing)
13°: Pierre Gasly (Alpine)
14°: Carlos Sainz (Williams)
15°: Jack Doohan (Alpine)
16°: Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
17°: Liam Lawson (Racing Bulls)
18°: Esteban Ocon (Haas)
19°: Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
20°: Lance Stroll (Aston Martin)