CBF afasta juízes de dois jogos do Brasileirão

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento das equipes de arbitragem de campo e no VAR de Internacional 3 x 0 Cruzeiro e de Sport 1 x 2 Palmeiras, ambos duelos realizados no último domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

No confronto em Porto Alegre, o árbitro de campo foi Marcelo de Lima Henrique (CE) e o VAR foi comandado por Daiane Muniz (SP). Já em Recife, Bruno Arleu de Araújo (RJ) esteve no gramado, enquanto Rodrigo Nunes de Sá (RJ) esteve no controle do vídeo.

Segundo comunicado, a comissão “se baseou também no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos” e que o intuito é que “árbitros passem por novas instruções, com o objetivo de que, quando escalados novamente, os equívocos não voltem a acontecer”, disse a instituição em nota.

“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos”, disse Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão.

O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”.

Além disso, a Comissão de Arbitragem tomou a atitude de treinar os árbitros e assistentes da Série A a partir da próxima semana. Todos os profissionais se apresentarão no próximo dia 14, no Rio de Janeiro, para uma série de atividade.

“Vamos trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os assistentes e toda a equipe de arbitragem, para o Rio na próxima semana. O objetivo é fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores”, afirmou o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra.

Entenda o ocorrido

As partidas entre Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras geraram polêmicas de arbitragem. No confronto no Beira-Rio, a Raposa ficou na bronca com a expulsão de Jonathan, ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, após falta na entrada da área.

Nas redes sociais, o Cruzeiro chamou a ação do árbitro de “completo absurdo”, enquanto Alexandre Mattos, CEO do futebol da Raposa, falou em “assalto”.

Já em Recife, o Sport ficou na bronca com o polêmico pênalti assinalado em cima de Raphael Veiga, na reta final da partida, e que decretou a vitória do time paulista por 2 a 1.

O Sport emitiu uma nota manifestando “sua total e absoluta indignação diante da atuação desastrosa da equipe de arbitragem comandada pelo Sr. Bruno Arleu de Araújo”.

O clube afirmou que cobrará oficialmente respostas da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.

“A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo”, escreveu o Leão.

Confira abaixo a nota oficial na íntegra:

Árbitros da Série A iniciam treinamento no Rio na próxima semana

A Comissão de Arbitragem vai treinar os principais árbitros e assistentes que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro a partir da próxima semana. Eles vão se apresentar no dia 14 para uma série de atividades no campo do Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro.

A decisão foi anunciada após a reunião da Comissão de Arbitragem nesta segunda-feira (7). A concentração faz parte do projeto de profissionalização da categoria anunciado em fevereiro pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“Vamos trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os assistentes e toda a equipe de arbitragem, para o Rio na próxima semana. O objetivo é fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores”, afirmou o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra.

Jogadores de categorias de base do futebol carioca vão simular jogos para a Comissão treinar os árbitros. Toda a estrutura de VAR também será montada no campo do CAER para reproduzir uma partida de futebol.

“Tudo que nós passamos para os árbitros nas últimas semanas, em teoria, em aulas online, teremos tudo isso na prática, para fazermos a especificidade, o alinhamento da teoria com a prática”, acrescentou Cintra.

AFASTAMENTO

Outra decisão da Comissão de Arbitragem da CBF foi pelo afastamento das equipes de arbitragem de campo e do VAR de duas partidas válidas pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: Internacional x Cruzeiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre; e Sport x Palmeiras, na Ilha do Retiro, em Recife.

Para isso, a comissão se baseou também no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos.

O intuito da Comissão de Arbitragem é que, a partir do afastamento, os árbitros passem por novas instruções, com o objetivo de que, quando escalados novamente, os equívocos não voltem a acontecer.

“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse Rodrigo Cintra.

“Estamos antecipando a profissionalização da arbitragem, que começa com esse projeto piloto já na próxima semana. Como ex-árbitro de futebol, a gente entende que esse trabalho no campo é fundamental, como técnica de corrida, para o árbitro buscar posicionamentos, ângulos e decidir corretamente. Eles estarão treinando com jogadas realmente efetivas. Vamos trabalhar no campo para produzir resultados positivos”, completou o coordenador-geral do CEAB, Alício Pena Junior.

More From Author

Oscar desfalca São Paulo contra Alianza e Cruzeiro; Luiz Gustavo segue internado

Newcastle atropela Leicester e deixa City para trás na Premier League

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *