Liderando a corrida à Bola de Ouro no prêmio ESPN Bola de Prata após comandar a vitória do Corinthians sobre o Vasco, no sábado (05), Memphis Depay ganhou o coração dos torcedores com as boas atuações desde que desembaçou no Brasil.
O desempenho do holandês, contudo, tem encantando também grandes nomes do futebol brasileiro.
Um dos treinadores mais marcantes da história do Timão, Vanderlei Luxemburgo destacou a evolução tática do atacante para se adaptar à equipe, passando por uma “sacada” de Ramón Díaz, argentino que é o atual técnico do Alvinegro.
“O treinador é fundamental quando consegue entender a qualidade do atleta que vai dirigir. Não é o que ele pensa, é entender a qualidade do atleta. O Ramón é muito inteligente. O Memphis não pode correr para lá e para cá igual barata tonta, não tem condição física para isso”, disse Luxemburgo na TV Bandeirantes, citando uma influência do futebol europeu no esquema tático do Corinthians.
“O que ele fez com o Memphis? Ele joga como segundo atacante do lado do Yuri Alberto, quem corre no meio e fecha a linha de quatro, muito parecido com o que o Ancelotti faz no Real Madrid. O Ancelotti, quando o inglês [Bellingham] não joga, ele faz uma linha de quatro e traz o Vini. Quando o Corinthians é atacado, o Memphis vira um segundo atacante junto com o Yuri. Ele é um jogador que vem negociar a bola e se aproxima para aproveitar o que tem de melhor, que é servir e finalizar. Não adianta correr igual barata tonta”.
Em tratamento de um trauma no tornozelo direito, Memphis Depay está fora da partida desta terça-feira, na Colômbia, quando o Corinthians encara o América de Cali pela 2ª rodada do grupo C da CONMEBOL Sul-Americana.