O Flamengo entrou em 2025 com uma prioridade clara: o Brasileirão. Sem vencer a competição desde 2020, a equipe carioca busca ‘estabilidade’ ao longo do ano para evitar turbulências vivenciadas nas últimas temporadas e que foram fruto da irregularidade no nacional.
Vice da CONMEBOL Libertadores em 2021 e campeão em 2022, vice da Copa do Brasil em 2023 e campeão em 2024, o Rubro-Negro vem chegando com frequência às decisões quando o assunto é mata-mata. O oposto acontece quando o assunto é o Campeonato Brasileiro.
O vice-campeonato em 2021 foi a melhor colocação após o último título em 2020. O quinto lugar em 2022 e o quarto em 2023 ficaram muito abaixo da meta estipulada pela diretoria de brigar pelo caneco. No ano passado, o Flamengo ficou em terceiro, mas o título da Copa do Brasil e a reta final de sucesso com Filipe Luís diminuíram o impacto da colocação e das tempestades vividas sob o comando de Tite durante o ano.
E o início de Brasileirão ficou claro que a competição vai ser prioridade da nova diretoria. Jogadores importantes preservados diante do Deportivo Táchira, como Alex Sandro, Arrascaeta, Wesley, Gerson e Plata, que nem viajaram para Venezuela, foram a prova disso. Mesmo desfalcado, a equipe conquistou os três pontos. A intenção era ter o quarteto em Salvador diante do Vitória, que também terminou em triunfo para os cariocas.
E esse revezamento fez Filipe Luís ganhar boas opções para a temporada, marcada ainda pela disputa do Mundial de Clubes. Com esse perfill, algumas peças recuperadas estavam em baixa. Seja atuando pela esquerda ou na direita, Varela subiu de produção, colecionou boas atuações e diminuiu o impacto na hora que Wesley, absoluto na posição quando não atua. O mesmo vale para os atacantes: Bruno Henrique, Juninho, Plata, Michael, Cebolinha e Luiz Araújo contam com a confiança de Filipe e costumeiramente entram neste revezamento.
Agora, para o compromisso diante do Central Córdoba, nesta quarta-feira (9), às 21h30 (de Brasília), o comandante deve novamente rodar a equipe. Arrascaeta e Alex Sandro, titulares contra o Vitória, pode iniciar a partida da Libertadores no banco. Plata e Ayrton Lucas devem atuar entre os titulares na busca pela segunda vitória no grupo.
O provável Flamengo deve ser o seguinte: Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Arton Lucas); Pulgar, De La Cruz e Gerson; Plata (Luiz Araújo), Juninho (Michael) e Bruno Henrique.
Independentemente do time que entrar em campo na Libertadores, a intenção de Filipe Luís é ter força máxima para a partida contra o Grêmio, no domingo (13), às 17h30 (de Brasília), em Porto Alegre.