Como Lucero fez Fortaleza x Colo-Colo parar na Justiça

Nesta quinta-feira (10), a partir das 21h (de Brasília), o Fortaleza visita o Colo-Colo em busca da primeira vitória na CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo no Disney+. Além de motivar a recuperação do Leão do Pici, o confronto também marca o retorno de Juan Martín Lucero ao estádio Monumental David Arellano.

Aos 33 anos, o centroavante argentino é o personagem central de uma história que ultrapassa as fronteiras da América do Sul com disputas nos gramados e até na esfera judicial.

Tudo começou no dia 7 de abril de 2022. Diante de uma Arena Castelão lotada, o Colo-Colo vencia o Fortaleza e ofuscava a festa pela primeira partida da equipe em uma Libertadores. Um dos destaques daquela partida, no entanto, se tornaria um velho conhecido da torcida tricolor.

Nascido em Junín, na província de Mendoza, Lucero chegou ao Colo-Colo em 2022 após passagens por clubes como o Defensa y Justicia, onde foi revelado, em 2010, além de Belgrano, Independiente, Godoy Cruz e Vélez Sarsfield.

Com a camisa de Los Albos, o atacante foi campeão chileno em seu ano de estreia e ainda faturou a Supercopa, encerrando a temporada com 24 gols em 39 jogos. Na Libertadores, a equipe chilena acabaria em terceiro do grupo F após uma derrota para o próprio Fortaleza na última rodada da primeira fase, por 4 a 3.

Apesar da eliminação, o desempenho de Lucero despertou o interesse do Leão do Pici, que negociou para contar com os serviços do centroavante argentino no ano seguinte. A novela envolvendo o jogador e os clubes ainda estava apenas no início.

Impasse judicial

Em 2023, após a contratação de Lucero, o Colo-Colo acionou o Fortaleza na Fifa alegando que o Tricolor teria induzido o centroavante a rescindir com o ex-time para acertar com o clube brasileiro. A equipe brasileira poderia ficar até um ano sem contratar, e o jogador suspenso pelo mesmo período.

Diante do risco de uma sanção esportiva, os clubes entraram em um acordo, oficializado junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). O caso foi confirmado na última sexta-feira (4) pelo conselheiro da SAF do Fortaleza, Bruno Acioli, que explicou a situação.

“Foi feito um acordo com o Colo-Colo para mitigar a medida judicial. Dentro disso, houve despesas com os profissionais envolvidos no processo e, com o acordo entre as partes, o Fortaleza foi absolvido na corte arbitral. Foi acertado um valor que, somando todos os custos, são R$ 10 milhões, que estão sendo pagos de forma parcelada”, confirmou.

Homem gol de Vojvoda

Lucero caminha para se tornar o maior artilheiro da era de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza. Ao todo, foram 54 gols marcados e 13 assistências em 143 jogos disputados com a camisa 9, com a qual faturou o título estadual de 2023 e a Copa do Nordeste no ano seguinte.

Em 2025, o jogador balançou a rede em sete ocasiões. Com isso, ele está a apenas quatro gols de igualar Yago Pikachu no topo como principal goleador sob o comando do treinador argentino.

Próximos jogos do Fortaleza:

More From Author

Ríos desabafa após polêmica no Palmeiras: ‘Momento complicado na minha vida’

Abel se irrita com sorteio da Copa do Brasil, e reação repercute na Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *