O antigo ditado diz que “todo grande time começa com um grande goleiro”. Longe de querer mudar algo tão tradicional, mas o Barcelona prefere uma leve adaptação para explicar o sucesso da atual temporada – e de times históricos.
Contra o Leganés, neste sábado (12), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+, o Barça aposta tudo no trio de ataque formado por Lamine Yamal, Robert Lewandowski e Raphinha. O entrosamento dos três é primordial para a equipe de Hansi Flick, líder isolada de LALIGA, perto das semifinais da Champions League e garantida na decisão da Copa do Rei.
No Campeonato Espanhol, pelo menos, a meta é garantir o título e, quem sabe, alcançar algo que outro trio fez no passado. Afinal, é possível anotar tantos gols quanto marcaram Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar nas temporadas em que brilharam juntos em LALIGA? A missão é bem difícil, mas não impossível.
O atual Barça soma 83 gols em 30 rodadas na liga local, média de 2,76 por jogo. Raphinha, Lewandowski e Yamal são responsáveis por mais da metade: 44 gols, sendo 25 do polonês, 13 do brasileiro e seis do espanhol (sem contar, claro, as assistências).
Se mantiver a média, o Barcelona terminará LALIGA com 105 gols, mesma soma da equipe de 2008/09, a primeira dirigida por Pep Guardiola e que tinha, no ataque, um trio formado por Messi, Samuel Eto’o e Thierry Henry.
O trio MSN, no entanto, tem números ainda melhores. Nas três temporadas em que jogaram juntos no Camp Nou, Messi, Suárez e Neymar ajudaram o Barça a fechar o Campeonato Espanhol com 110, 112 e 116 gols respectivamente. O recorde foi na campanha de 2016/17, quando o time teve média de 3,05 gols a cada partida.
A missão para o time atual é bem complicada. Para superar esses 116 gols, o elenco de Hansi Flick precisará balançar as redes mais 34 vezes nas oito rodadas que restam. Isso significa uma média de quatro tentos por jogo, o que parece improvável mesmo para Yamal, Lewandowski e Raphinha.
De qualquer forma, a primeira meta é quem sabe abrir vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. O Barcelona tem 67 pontos, quatro de vantagem para o Real Madrid, que encara o Alavés, também fora de casa.
Veja o número de gols do Barcelona a cada temporada de LALIGA:
Onde assistir a Leganés x Barcelona?
A partida entre Leganés e Barcelona terá transmissão ao vivo do Disney+ neste sábado, a partir de 16h (de Brasília).