Alexander Volkanovski entrou para a história do UFC neste sábado (12). No evento principal do UFC 314, no Kaseya Center, em Miami, na Flórida (EUA), o australiano venceu Diego Lopes por decisão unânime (48-47, 49-46, 49-46) e voltou a ser campeão do peso pena.
Com isso, Volkanovski se transforma no primeiro lutador a ser campeão com mais de 35 anos em uma categoria abaixo dos leves.
Aos 36 anos, Volkanovski “voltou no tempo” e teve uma atuação quase impecável, como entre 2019 e 2023, quando conquistou o cinturão do peso pena pela primeira vez e o defendeu com sucesso em cinco oportunidades.
Desde o início, a luta foi bastante movimentada. Volkanovski mostrou muita precisão e Diego teve golpes contundentes como costuma ter.
No entanto, a experiência do australiano pesou e Volk conseguiu ter maior controle do octógono, conectou os melhores golpes e só sofreu de verdade no final do segundo round, quando o brasileiro conseguiu um knockdown.
A vitória encerra uma sequência de duas derrotas de Volkanovski, que havia sido nocauteado por Islam Makhachev no peso leve e por Ilia Topuria quando perdeu o cinturão dos penas em fevereiro de 2024.