Depois de confrontos marcantes em 2024, em que apenas um lado guarda boas recordações, Botafogo e São Paulo voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (16), no Rio de Janeiro, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em comum, além de uma temporada abaixo da expectativa em 2025, os times precisam lidar com a fase ruim daqueles que costumavam decidir as partidas mais difíceis: Igor Jesus e Calleri.
Principais atacantes de Botafogo e São Paulo, os dois estão longe de suas melhores versões. Igor soma apenas dois gols em 12 jogos no ano, enquanto Calleri, com três bolas na rede em 17 partidas, não marca fora do Morumbis desde julho do ano passado.
O momento é péssimo e inspira desconfiança das torcidas, mas há quem acredite em uma volta por cima em breve – quem sabe até no duelo desta noite, no Nilton Santos. Túlio Maravilha e Luis Fabiano, ídolos e artilheiros do passado, deram conselhos a Igor e Calleri em entrevista à ESPN.
Campeão brasileiro de 1995 com o Botafogo, Túlio é mais enfático e diz que a fase de Igor Jesus também é culpa do pouco rendimento coletivo da equipe.
“Está dando dó ver ele jogando sozinho. Por ser campeão brasileiro da Libertadores, ele tem que ter mais opções de gols. Está sendo muito sacrificado”, afirmou o antigo camisa 7, que até fez um apelo à diretoria.
“O conselho que eu dou para ele é ter calma, que daqui a pouco ele vai voltar a fazer os gols. Gostaria de pedir, pelo amor de Deus, que contratem jogadores que possam dar assistência para ele”.
Luis Fabiano seguiu a mesma linha ao falar do seu sucessor com a camisa 9 são-paulina. Suspenso no fim de semana, contra o Cruzeiro, Calleri volta a ser titular contra o Botafogo. Em 2024, ele ficou marcado por perder chances claras e um pênalti na eliminação na CONMEBOL Libertadores.
“Quando o atacante faz um gol, muda tudo. A fase vira. O atacante tem que persistir. Mesmo em fase ruim, uma hora a bola sobra. E aí, quando passa um boi, passa a boiada”.
A fase dos atacantes também ajuda a explicar por que Botafogo e São Paulo estão entre os piores ataques dos times da Série A em 2025. O time carioca marcou apenas 16 vezes e é o lanterna do ranking, que tem o Tricolor como o quinto pior, com 23 tentos. A liderança é do Bahia, com 49.
Veja os melhores ataques de times do Brasileirão em 2025:
-
Bahia – 49
-
Vitória – 41
-
Flamengo – 40
-
Sport – 40
-
Ceará – 37
-
Corinthians – 37
-
Fluminense – 37
-
Grêmio – 33
-
Palmeiras – 33
-
Inter – 32
-
Atlético-MG – 30
-
Fortaleza – 29
-
Vasco – 29
-
Santos – 26
-
Mirassol – 24
-
São Paulo – 23
-
Juventude – 21
-
Bragantino – 20
-
Cruzeiro – 17
-
Botafogo – 16