Comitê da CBF indica erro da arbitragem em lance polêmico de Grêmio x Inter: ‘Houve pênalti’

A polêmica envolvendo um possível pênalti no empate em 1 a 1 entre Grêmio e Internacional, no fim de semana, ganhou um novo capítulo nesta segunda (21). A Confederação Brasileira de Futebol divulgou um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI sobre um lance que marcou o clássico.

O lance aconteceu aos 40 minutos do 2º tempo, quando Aguirre derrubou Aravena dentro da área. Bráulio até foi ao VAR para checar a jogada, mas não viu irregularidade e mandou o jogo seguir.

Em relatório, o comitê deu parecer de que “houve pênalti no lance citado”, indicando que “o defensor do Internacional não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar”.

O comunicado é assinado por Rodrigo Cintra, Diretor de Arbitragem da CBF.

Veja abaixo o comunicado emitido:

No dia 20 de abril de 2025, em reunião virtual dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, houve a deliberação técnica em relação ao lance ocorrido aos 38 minutos do 2°tempo da partida supramencionada. Segue o parecer:

“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar”.

A reunião teve a participação dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, do Diretor de Arbitragem-CBF, Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros-CBF, Fabricio Vilarinho.

Quaisquer providências administrativas, sejam elas instruções e/ou arquivamento, serão deliberadas internamente pela Diretoria de Arbitragem-CBF. O C.C.E.I. emite este parecer técnico, de modo consultivo, para instruções e demais finalidades definidas por esta Diretoria de Arbitragem CBF.”

Na madrugada de sábado para domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR da conversa do árbitro do jogo, Bráulio Machado, com Wagner Reway, responsável pelo vídeo, na hora de analisar a jogada que marcou a partida da 5ª rodada do Brasileirão.

Enquanto o VAR alertou para ‘um contato que pega na perna’, Bráulio foi checar a jogada e analisou o lance como algo normal, já que os dois atletas tentaram jogar bola.Veja abaixo o diálogo.

  • VAR: “Bráulio, contato lateral. Como você viu o contato?”

  • ÁRBITRO: “Contato lateral, pela bola”

  • VAR: “Ele busca a bola, não consegue pegar e atinge”

  • VAR: “Vem dar uma olhada na jogada, por favor. Tem um contato que pega na perna”

  • AVAR: “Concordo, Reway. Contato imprudente da coxa na coxa esquerda do atacante”

  • ÁRBITRO: “Tem um contato lateral. Os dois jogadores tentando jogar bola. Tem um contato de cadeira com cadeira (cintura). Agora eu quero ver a velocidade normal. Estou vendo bem o lance. Até agora não vi nada diferente. Os dois tentando jogar bola. Mas eu quero verificar 100%. Tá aí, perfeito. Estou voltando com tiro de meta para o Grêmio”.

  • VAR: “…ok”

Comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel criticou a decisão do árbitro Bráulio da Silva Machado de não ter marcado um pênalti a favor do Grêmio na jogada.

“O atacante do Grêmio dá o tapa e o jogador do Inter só vai no corpo. Chega atrasado e tem contato na coxa do jogador do Grêmio. É pênalti! Isso é contato faltoso. Dentro da área, é pênalti. Nem todo contato é falta. Um lance desse é contato na coxa, que gera impacto na ação. É o que derruba o jogador, que tinha chegado antes. VAR chama corretamente. Bráulio erra olhando a imagem”, analisou Ruel.

Em um pronunciamento após o GreNal, o mandatário desabafou e criticou a decisão do árbitro Bráulio da Silva Machado, que chegou até mesmo a revisar o lance no VAR, mas não viu nenhuma irregularidade na disputa entre Aguirre e Aravena.

”A gente vai fazer uma reclamação formal mais uma vez, que é o mínimo que a gente pode fazer. Quero deixar muito claro é que nunca faltou reclamação do Grêmio diária ou semanal quando possível. O que a gente não faz é tornar público muitas vezes. A CBF não gosta dos erros, claro, porque é obrigada a punir. A gente trabalha bastante com relação a isso, mas nem sempre pode expor porque isso pode virar contra a gente”, declarou.

Em campo, o Grêmio largou na frente com um gol contra de Anthoni após um lance bizarro no 1º tempo. Alan Patrick, de pênalti, deixou tudo igual no 2º tempo.

Próximos jogos do Grêmio:

Próximos jogos do Internacional:

More From Author

Grêmio acerta com Mano Menezes no mesmo dia que treinador foi anunciado há 20 anos

Rebeca Andrade se torna a primeira brasileira a ganhar Prêmio Laureus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *