O Grêmio anunciou nesta segunda-feira (21) a contratação do técnico Mano Menezes para a vaga do argentino Gustavo Quinteros, demitido logo após a goleada por 4 a 1 sofrida para o Mirassol, no meio da semana passada, pelo Campeonato Brasileiro.
O anúncio oficial foi feito, inclusive, no mesmo dia em que Mano chegava ao tricolor gaúcho para a primeira passagem há 20 anos.
Sem clube desde que deixou o Fluminense, no fim de março, Mano Menezes era um dos preferidos da diretoria tricolor, que também chegou a cogitar nomes como Tite e Dorival Júnior. As conversas com esses dois, porém, não avançaram tanto assim.
Esta será a segunda passagem de Mano pelo Grêmio. Após surgir com sucesso no interior do Rio Grande do Sul, ele assumiu o clube em 2005 para iniciar o projeto de voltar à elite do Brasileirão, após o rebaixamento para a Série B em 2004.
Sob sua direção, o Grêmio conquistou o título da segunda divisão, na partida lembrada até hoje como a “Batalha dos Aflitos” contra o Náutico, e conseguiu dois títulos gaúchos, em 2006 e 2007.
Mano Menezes também levou o Grêmio à final da CONMEBOL Libertadores, mas ficou com o vice após derrota para o Boca Juniors, liderado pelo meia Juan Roman Riquelme.
O trabalho durou 166 partidas, com 88 vitórias, 34 empates e 44 derrotas, um aproveitamento de 59,8% dos pontos. Foram 261 gols marcados e 177 sofridos.
MANO MENEZES É DO GRÊMIO 🇪🇪 O treinador foi o comandante da Batalha dos Aflitos, bicampeão gaúcho e levou o Tricolor a uma decisão de Libertadores. Depois de exatos 20 anos do primeiro anúncio, também dia 21/04, ele está de volta. BOA SORTE! pic.twitter.com/7oF9pU9X1m
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 21, 2025
Depois do Grêmio, Mano dirigiu outras grandes equipes do país, como Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional, além da seleção brasileira e do Fluminense, seu último trabalho.