Depois de perder em casa para o Central Córdoba na segunda rodada da CONMEBOL Libertadores, o Flamengo busca se recuperar na competição. E terá uma missão difícil: encarar a LDU nos temidos 2800 metros de altitude em Quito.
A partida, marcada para terça-feira (22), às 19h (de Brasília), com transmissão exclusiva do Disney+, é de extrema importância para os comandados de Filipe Luís. Uma derrota pode fazer o Flamengo termina a rodada quatro pontos atrás de equatorianos e argentinos.
Para evitar uma nova derrota, a solidez defensiva é o trunfo do Flamengo. E muito da segurança passa por dois nomes que estão brilhando na temporada. Léo Ortiz e Wesley.
Só que a dupla, convocada para a última lista da seleção brasileira, viveu uma mudança de chave na carreira na temporada passada. E muito disso passa pelo trabalho de Vinicius Bergantin.
Atualmente técnico da Ferroviária, o profissional era auxiliar da comissão técnica rubro-negra em 2024. Contratado justamente para ser o cabeça do setor defensivo, Bergantin viu de perto a evolução da dupla.
Enquanto Léo Ortiz, que vinha atuando como volante, se firmou na zaga, Wesley ganhou a posição de Varela, com ambos se tornando protagonistas do time.
“O Wesley teve correções, mas muitas abordagens do Tite, do Filipe, sempre pontuando coisas a serem melhoradas e coisas positivas que ele vinha fazendo. Jogadores mais velhos precisam dessas correções e um jogador do potencial e da vontade de vencer que tem o Wesley foi muito prazeroso ter participado, ter vivido, essa alavancada na carreira dele, de se firmar no Flamengo e agora na seleção brasileira”.
“Não é que ele mudou radicalmente a forma de treinar, de jogar, mas foram abordagens feitas pelas comissões técnicas do Tite e do Filipe para ele melhorar não só a parte defensiva, algumas questões de posicionamento, de combate no corpo a corpo, mas também muitas coisas na parte ofensiva, dele estar sempre sendo uma opção e uma opção que termina bem as jogadas. A gente fica feliz pela evolução, pela melhora”, comenta Bergantin, rasgando elogios também para Léo Ortiz.
“O Léo um jogador mais maduro, mas que tem uma qualidade absurda em todos os sentidos, na parte mental, na parte que ele se cobra pra evoluir, a personalidade que ele tem para fazer o jogo que vem fazendo”, completou.
Segundo Bergantin, a dupla ‘não tem limite’. E o futuro será de afirmação na seleção e até no futebol europeu.
“Eu vejo os dois como jogadores que não têm limite. Hoje estão sendo referência no Flamengo, estão indo para a seleção, mas podem tranquilamente estar jogando em grandes clubes da Europa”, finalizou.
Com três pontos, o Flamengo conta com a dupla para retomar as vitórias na Libertadores. Um resultado positivo em Quito deixa a situação bem tranquila. No entanto, a derrota pode complicar os planos rubro-negros.
Onde assistir a LDU x Flamengo
Assista a LDU x Flamengo, nesta terça-feira (22), às 19h (de Brasília), com transmissão do Disney+.