LeBron James tem retrospecto positivo após perder Jogo 1 nos playoffs da NBA

Mesmo com a derrota contundente no Jogo 1, o torcedor do Los Angeles Lakers ainda tem muitos motivos para acreditar em uma vitória na série melhor de sete jogos contra o Minnesota Timberwolves, pela primeira rodada dos playoffs da NBA.

E um deles é o retrospecto positivo de LeBron James em séries em que seu time foi derrotado na partida de abertura.

Ao longo de seus 22 anos na NBA, o camisa 23 esteve nessa situação em outras 22 oportunidades e seu time venceu a série em 12 delas, seja o Los Angeles Lakers, o Cleveland Cavaliers ou o Miami Heat.

1ª passagem em Cleveland

A primeira vez em que LeBron esteve nessa situação foi justamente no primeiro playoff de sua carreira, em 2006.

Então nos Cavaliers, James viu o Detroit Pistons sair na frente na segunda rodada do Leste ao vencer o Jogo 1, em Detroit.

Os Pistons ainda abriram 2 a 0, e LeBron comandou os Cavs a uma virada e abriu a vantagem de 3 a 2. No entanto, Detroit venceu os dois últimos jogos e levou a série por 4 a 3.

Em 2007, veio a vingança. Dessa vez na final de conferência, LeBron e os Cavs viram os Pistons abrirem 2 a 0 com dois jogos em Detroit, mas o camisa 23 emendou uma sequência incrível de quatro vitórias e fechou a série em 4 a 2.

No mesmo ano, os Cavs ficaram atrás do San Antonio Spurs nas Finais da NBA e não tiveram reação: 4 a 0 para Tim Duncan e companhia – e mais uma derrota para LeBron.

Na segunda rodada de 2008, o camisa 23 voltou a se encontrar na situação de perder o Jogo 1, dessa vez para o Boston Celtics. Sem o mando de quadra, LeBron ainda conseguiu levar a série até um Jogo 7, mas o Boston que seria campeão da NBA naquele ano se sobressaiu.

A última vez que LeBron se viu nessa situação na primeira passagem por Ohio foi na final de conferência de 2009, contra o Orlando Magic. Os Cavs perderam o primeiro jogo em casa e viram Dwight Howard e companhia vencerem a série por 4 a 2 e carimbarem a vaga para as Finais.

Portanto, LeBron abriu a carreira virando apenas 1 de 5 séries em que saiu perdendo.

Retrospecto em Miami

Em 2011, LeBron James chegou ao Miami Heat e, logo em sua primeira pós-temporada com a equipe, passou por essa situação na final de conferência contra o Chicago Bulls. No entanto, LeBron, Dwyane Wade e Chris Bosh conseguiram quatro vitórias seguidas e fecharam a série em 4 a 1.

Em 2012, a situação voltou a se repetir nas Finais da NBA, contra o Oklahoma City Thunder. Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden venceram o Jogo 1, em Oklahoma, mas LeBron e o Heat fecharam a série em 4 a 1, culminando no primeiro título da carreira de James.

No ano seguinte, em 2013, os Bulls voltaram a vencer o Jogo 1 contra o Heat, dessa vez na segunda rodada, mas, novamente, LeBron e companhia venceram quatro jogos seguidos e avançaram com um 4 a 1.

Nas Finais daquele ano, o San Antonio Spurs “roubou” o mando de quadra do Heat no Jogo 1, mas as equipes fizeram uma das séries mais memoráveis de todos os tempos, que terminou com vitória do Heat no Jogo 7 e o segundo título de LeBron.

Em seu último ano em Miami, 2014, LeBron viu o Indiana Pacers abrir 1 a 0 nas finais de Conferência, mas o Heat venceu a série por 4 a 2.

Nas Finais, outra vez com o San Antonio Spurs, James e companhia perderam o Jogo 1 e viram Tim Duncan, Manu Ginobili, Tony Parker, Kawhi Leonard e companhia fecharem a série em 4 a 1.

Foi a derrota que estragou o retrospecto perfeito de viradas. Mesmo assim, LeBron terminou sua passagem em Miami ganhando 5 de 6 séries em que perdeu o primeiro jogo.

Retorno à Cleveland

De volta aos Cavaliers, LeBron viu mais uma vez os Bulls abrirem 1 a 0 na segunda rodada do Leste, mas venceu a série por 4 a 2.

Nas Finais de 2016, o Golden State Warriors venceu o Jogo 1, mas LeBron James e Kyrie Irving comandaram a maior virada da história das Finais e fecharam a série no Jogo 7, se tornando a primeira equipe a virar uma final após estar perdendo por 3 a 1.

Em 2017, agora com Kevin Durant ao lado de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, os Warriors deram o troco vencendo o Jogo 1 das Finais e fechando a série em 4 a 1.

No seu último ano em Cleveland, em 2018, LeBron passou por essa situação em três oportunidades. Venceu os Pacers e os Celtics por 4 a 3 na primeira rodada e na final do Leste, respectivamente, e foi derrotado por 4 a 0 pelos Warriors nas Finais.

Na soma, foram 4 vitórias em 6 séries em sua segunda passagem por Miami.

O retrospecto em Los Angeles

LeBron chegou aos Lakers em 2019, mas uma lesão fez com que ele não levasse a equipe aos playoffs. Em 2020, em sua primeira pós-temporada com a franquia de Los Angeles, foram duas viradas.

Na primeira rodada, o Portland Trail Blazers saiu na frente e perdeu por 4 a 1, mesmo destino do Houston Rockets na série seguinte, ambas na “bolha”, onde os Lakers se sagraram campeões.

Em 2021, na primeira rodada, o Phoenix Suns venceu o Jogo 1 e acabou levando a série por 4 a 2.

Nas finais de Conferência de 2023, foi a vez do Denver Nuggets vencer o Jogo 1 e “varrer” os Lakers com um 4 a 0. No ano seguinte, Denver voltou a bater Los Angeles, dessa vez na primeira rodada e por 4 a 1, após ganhar o Jogo 1.

Em Los Angeles, o desempenho é um pouco pior: “só” 2 viradas em 5 séries.

More From Author

Galvão Bueno diz que foi ele quem sugeriu Carlo Ancelotti à seleção

Não era bom o bastante’: quem é o jovem que deixou City sem atuar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *