Um gol ou uma assistência. É o que falta para Raphinha, no auge da melhor fase da carreira, superar a principal temporada individual de Neymar com a camisa do Barcelona.
A chance de isso acontecer é nesta terça-feira (22). Líder isolado e perto do título de LALIGA, o Barça de Raphinha recebe o Mallorca às 16h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.
O brasileiro chega embalado. Foram dele os dois tentos que transformaram uma derrota para o Celta, no sábado (19), em uma reviravolta daquelas que só times campeões sabem como é. Agora, são 30 gols e 23 assistências em 48 jogos na temporada.
As 53 participações de gol de Raphinha igualam as de Neymar, cuja melhor fase no Camp Nou foi em 2015/16. O hoje atacante do Santos marcou na época 31 vezes e deu mais 22 assistências, totalizando as mesmas 53 contribuições.
Isso significa que Raphinha precisa de mais uma nos jogos que restam para deixar o ídolo para trás. O Barcelona, vale lembrar, tem mais seis partidas pelo Campeonato Espanhol, faz a final da Copa do Rei contra o Real Madrid e enfrenta a Inter de Milão nas semifinais da Champions League.
São, portanto, nove partidas para que o brasileiro supere a marca de Neymar e continue em ritmo imparável. Até a atual temporada, o máximo que Raphinha havia feito em uma só campanha havia sido 18 gols e cinco assistências com a camisa do Vitória de Guimarães, em 2017/18.
Pelo Barça, o atacante disputou duas temporadas antes desta. Somando os dois anos, fez 20 gols e deu 23 assistências, algo que já superou apenas na atual campanha. Passar Neymar, pelo visto, é mesmo só questão de tempo.