Foi em uma quarta-feira como esta que uma das cenas mais inusitadas e hilárias do futebol brasileiro foi protagonizada justamente em um Botafogo x Estudiantes: o cartão amarelo dado pelo zagueiro André Luís ao árbitro em uma partida válida pelas quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2008.
Agora, 17 anos após o fatídico episódio, os dois clubes voltam a se enfrentar. Dessa vez, porém, na Argentina, pela CONMEBOL Libertadores. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, com transmissão ao vivo do Disney+.
Voltemos para 2008. Após perder por 2 a 0 no duelo de ida, em solo argentino, o Glorioso, então comandado por Ney Franco, largou atrás pelo mesmo placar no Rio de Janeiro. No segundo tempo, o Alvinegro descontou com Lucio Flavio, de pênalti, e buscou a igualdade com André Luís, expulso dois minutos depois.
A confusão começou quando Carlos Alberto caiu na provocação de Verón, e os jogadores de ambos os times trocaram empurrões. O árbitro chileno Carlos Chandía saiu aplicando cartões para os dois lados. André Luís, amarelado, foi um deles.
Só que o zagueiro ficou inconformado com a punição e simplesmente retirou o cartão das mãos do juiz e o mostrou de volta para Chandía. O ”xerife”, claro, acabou expulso pelo ato e saiu revoltado de campo.
Capitão do Botafogo e presença naquela noite, Lucio Flávio jamais esqueceu do que aconteceu e, à convite da ESPN, reviveu a cena.
”Pouca gente lembra dos resultados dos jogos, mas lembra muito dessa cena do André. É algo que ficou marcado, porque era uma situação até inusitada. Ele era um cara muito benquisto no grupo, muito brincalhão. Era aquele cara que parecia ser durão, mas era um cara competitivo. Não levava muito desaforo enquanto estava ali no jogo e entendeu muitas vezes que quando prejudicado, ele se exaltava”, relembrou o ex-meia e hoje técnico da Aparecidense.
”No dia a dia, ele era uma criança, um cara que brincava com todo mundo, tirava sarro de todo mundo. Então, de fato, essa cena ficou marcada”, seguiu o ex-jogador.
1:51
Lucio Flávio relembra cartão amarelo de André Luís a árbitro em Botafogo x Estudiantes: ‘Ficou marcado’
Hoje técnico da Aparecidense, o ex-meia Lucio Flávio reviveu cena história na Sul-Americana de 2008
No fim, o Botafogo acabou eliminado pelo Estudiantes nas quartas de final da Sul-Americana. Lucio lembra que, mesmo depois do episódio, André Luís continuou sendo alvo de brincadeiras não só do elenco, mas também dos árbitros.
”Naquele primeiro momento, até por nós termos ali sido eliminados, ficou um clima ruim, pesado, como fica em qualquer eliminação. Mas a partir do dia seguinte foi quando começaram as brincadeiras, as zoações com o André”, disse.
”A gente tirava sarro dele. Nos jogos, às vezes, os árbitros mesmo brincavam com ele: ‘Meu cartão está aqui no bolso, não vem tirar meu cartão’. Ele levava na brincadeira. E tinha que levar porque já tinha feito a besteira”, afirmou.
‘Um confronto sempre complicado’
Dezessete anos separam dois times do Botafogo completamente diferentes. Se na época, o clube amargava uma forte crise financeira e convivia com salários atrasados, hoje a realidade é outra com a SAF de John Textor.
Após ter conquistado os títulos brasileiro e própria Libertadores, sendo esta uma conquista inédita para a história do Glorioso, a equipe do técnico Renato Paiva não vence há três jogos. No torneio sul-americano, o atual campeão é o terceiro colocado do grupo, com os mesmos três pontos que o adversário desta quarta.
Na visão de Lucio Flavio, todo cuidado é pouco com o Estudiantes, principalmente por se tratar de um time argentino.
”Assim como foi naquela oportunidade, é um confronto sempre complicado. Apesar do Brasil ter essa hegemonia nos últimos anos, os clubes argentinos têm se mobilizado e buscado melhorar, haja visto o próprio Racing, que foi um clube aí que especialmente do ano passado para cá, demonstrou uma capacidade muito grande e é uma das equipes fortes hoje dentro do continente”, opinou.
Onde assistir a Estudiantes x Botafogo?
Estudiantes x Botafogo pela fase de grupos da Libertadores tem transmissão do Disney+.