O que atacantes do Libertad tinham feito quando joias do São Paulo nasceram

O Libertad vai enfrentar o São Paulo nesta quarta-feira (23), pela terceira rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, com dois atacantes veteranos e conhecidos no mundo do futebol: Roque Santa Cruz e Óscar Cardozo. O duelo, que começará às 21h30 (de Brasília), terá transmissão ao vivo do Disney+.

Se o time paraguaio contará com os dois experientes, o Tricolor pode apostar em três joias: Matheus Alves, Lucas Ferreira e Ryan Francisco. Todos nasceram entre 2005 e 2006, anos em que os atacantes paraguaios já estavam brilhando.

Roque Santa Cruz nasceu em 1981 — está com 43 anos, enquanto Óscar Cardozo é de 1983 e tem 41 anos. No início dos anos 2000, eles dividiam espaço na seleção paraguaia. Estiveram juntos, inclusive, na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul.

A trajetória de Roque Santa Cruz na seleção é ainda mais longa que a do companheiro. Ele foi convocado pela primeira vez em 1999 — mesmo ano em que deixou o Olimpia, onde foi revelado, rumo ao Bayern de Munique. O time alemão pagou 5 milhões de euros à época para contar com o atacante, que defendeu o clube até 2007. Dentre os títulos conquistados pelos bávaros, está a Champions League de 2001.

A passagem pelo futebol europeu foi longa, com atuações ainda por Blackburn Rovers e Manchester City, da Inglaterra, além de Betis e Málaga, da Espanha. Depois, defendeu o Cruz Azul, do México, e chegou a voltar ao Olimpia antes de chegar ao Libertad, em 2022.

O atacante disputou as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010. Na primeira, chegou a fazer um gol no empate por 2 a 2 contra a África do Sul, logo na estreia.

Cardozo também teve passagem pelo futebol europeu. Defendeu o Benfica entre 2007 e 2014, onde se tornou ídolo e marcou 172 gols em 295 jogos. Ele é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube.

Ainda antes de chegar à Europa, foi revelado pelo Atlético 3 de Febrero e em 2006 se transferiu do Nacional, do Paraguai, para o Newell’s Old Boys, da Argentina, por 1 milhão de euros. Depois de passar pelo Benfica, atuou por Trabzonspor e Olympiacos. A chegada ao Libertad aconteceu em 2017.

Apesar de veteranos, Roque Santa Cruz e Óscar Cardozo ainda conhecem o caminho do gol. O primeiro tem dois nesta temporada; o segundo, cinco.

Onde assistir a Libertad x São Paulo

Assista a Libertad x São Paulo, nesta quarta-feira (23), a partir das 21h30, no Disney+.

Próximos jogos do São Paulo:

More From Author

Algoz do Corinthians, técnico volta a ousar em modelo na Libertadores

Sair do Arsenal para time de Textor? Atacante não se arrepende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *