O empate do Internacional por 3 a 3 contra o Nacional-URU pela CONMEBOL Libertadores, na noite de quarta-feira (23), ligou um alerta no técnico Roger Machado, que citou preocupação com o lado “emocional” da equipe e com a irregularidade apresentada. O Colorado saiu perdendo por 3 a 0, com dois gols ainda no começo de jogo, antes de igualar o placar.
“Se analisar os tempos distintos, o desempenho de um período foi bom e outro não, que nos deu a desvantagem que não nos permitiu virar. A irregularidade nos últimos jogos tem acontecido sobretudo nos primeiros tempos. Isso me preocupa, a irregularidade no início, peso da sequência sem as vitórias e dos muitos jogos que temos enfrentado”, disse, em entrevista coletiva.
“A parte emocional me preocupa mais que a parte física. Tempo de prontidão, reação de expectativa, tomada de decisão, isso tudo impacta na sequência. O músculo bem trabalhado, ele consegue 72 horas, 74, 80 horas de descanso, tu tem uma boa recuperação. Agora a questão mental e emocional não”, analisou, em outra resposta.
O Inter vive uma sequência, iniciada em março, que terá jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Ao todo, em 60 dias, serão 19 jogos.
“Isso faz com que a gente tenha que fazer um planejamento para ter esse refresco e colocar jogadores em nível de capacidades físicas e emocionais mais descansados para o campo. Mas esse é o calendário que a gente tem, não tem para onde fugir”, disse Roger Machado.
Apesar de a vitória não ter vindo contra o Nacional-URU, o esforço do Colorado valeu a pena, já que o time subiu a 5 pontos e e se isolou na liderança do Grupo F da Libertadores. O rival somou o primeiro ponto na competição. Bahia, com 4, e Atlético Nacional, com 3, ainda se enfrentam na rodada.