Rivalidade, tradição e …arbitragem. O El Clásico que decidirá o título da Copa do Rei já ferve nos bastidores desde a escolha de Ricardo de Burgos Bengoetxea como árbitro para a partida entre Barcelona e Real Madrid, que se enfrentam neste sábado (26), em Sevilha, com transmissão ao vivo do Disney+ a partir das 17h (de Brasília).
Pouco após a definição do juiz para a partida, os merengues publicaram um vídeo polêmico em seu canal oficial, a RMTV, com supostos erros de arbitragem do árbitro contra o time.
Em entrevista coletiva na véspera do clássico, Bengoetxea não escondeu o descontentamento com as manifestações e como isso afeta a vida até mesmo de seus familiares.
“Quando um filho vai à escola e ouve que o pai é ladrão, é um verdadeiro sofrimento”, disse o árbitro, emocionado e quase indo às lágrimas. “Tudo o que estou tentando fazer é educar meu filho para que ele saiba que o pai é honesto, ensiná-lo o que é arbitragem e para que cada um de nós reflita sobre onde queremos chegar. Gostaria que todos soubessem: é muito duro”.
“A verdade é que não me importa quais vídeos façam. Sei o que preciso melhorar e o que preciso fazer, só isso”, disse o árbitro.
Responsável pelo VAR de Real Madrid x Barcelona e também presente à entrevista coletiva, Pablo González Fuertes fez um longo desabafo sobre a pressão a árbitros.
“Mais do que o que se diz, são as consequências do que se diz. Estamos vendo nas redes sociais perfis anônimos insultando e ameaçando sem qualquer controle. Administradores de redes sociais oficiais de clubes atacando continuamente nossa comunidade, além de ações e declarações de jogadores que dão origem à crença de que não somos honestos em nossas decisões. As consequências são que, quando se fala em roubo e palavrões, essa frustração que se gera no torcedor é paga pela criança que pega um apito e tem que arbitrar um jogo infantil. É a consequência de colocar o alvo na cabeça de um companheiro de equipe. É bom para todos retornarmos a um futebol mais saudável”, desabafou González Fuertes.
“Nós vamos fazer história porque não vamos mais tolerar. É a consequência de colocar o alvo na cabeça de um companheiro de equipe. Temos que tentar encontrar uma solução para esse clima de beligerância”.
Onde assistir à final da Copa do Rei?
A final da Copa do Rei entre Barcelona e Real Madrid tem transmissão ao vivo no Disney+, neste sábado (26), a partir das 17h (de Brasília).