Endrick foi o centro de uma polêmica às vésperas da final da Copa do Rei entre Barcelona e Real Madrid, neste sábado (26), em Sevilha, com transmissão ao vivo do Disney+, a partir das 17h (de Brasília). Tudo após as declarações do técnico Carlo Ancelotti, que criticou os gols perdidos pelo brasileiro contra o Getafe, em LALIGA.
Durante a partida, que foi vencida pelos merengues por 1 a 0, o camisa 16 perdeu um gol cara a cara com o goleiro ao tentar uma “cavadinha”. O técnico italiano não gostou nem um pouco e chamou o lance de “coisas de teatro”, referindo-se também a outro lance na partida.
Apesar das críticas do comandante do Real, a carreira do atacante brasileiro mostra que ele também já fez muitos gols bonitos através dos seus recursos técnicos – inclusive a própria “cavadinha”.
E não foi somente contra a Real Sociedad, na semifinal da Copa do Rei, no Santiago Bernabéu, quando Endrick fez um golaço encobrindo o goleiro. Esse tipo de lance o acompanha desde as categorias de base.
Em entrevista exclusiva à ESPN, Matheus França, que atualmente joga no Crystal Palace, na Premier League, lembrou que Endrick já impressionava pela sua habilidade na base do Palmeiras. À época, o meia-atacante ainda estava no Flamengo, em um período que o Rubro-Negro rivalizou com o Verdão no sub-17.
Apesar de ter somente 15 anos naquela época, o jovem atacante palestrino chamava atenção até mesmo dos jogadores rubro-negros, que já eram um pouco mais velhos.
“Ele só tinha 15 anos, mas era muito forte, explosivo, fazia muito gol. Naquela época tínhamos 17 anos, olhávamos para ele e falávamos ‘não é possível que esse moleque tem 15 anos e faz tudo isso’. Fazia uns gols incríveis também. Isso era o que mais chamava atenção nele”, lembrou Matheus.
“Já fazia (gols bonitos na base). Tem vários gols dele na base que eu acompanho, muitos gols bonitos, de ‘cavadinha’, gol de fora da área, até na Copinha ele meteu uma bicicleta. Ele sempre teve essa capacidade técnica de fazer esses golaços”.
Na atual temporada, Endrick tem 33 jogos pelo Real Madrid e sete gols, sendo cinco deles na Copa do Rei, onde é o artilheiro ao lado de Ferran Torres, do Barça. Ou seja, na competição, o brasileiro tem sido indispensável para Ancelotti.
Matheus França ainda lembrou do fatídico 12 a 6 aplicado pelo Flamengo contra o Palmeiras de Endrick, na semifinal da Copa do Brasil sub-17, em 2021. O ex-rubro-negro anotou seis gols em dois jogos, enquanto a joia alviverde dois (um em cada). Mário Jorge à época comandava o time carioca, que terminou levantando o título.
“Esse jogo contra o Palmeiras foi muito marcante para mim, marquei seis gols, quatro no primeiro jogo e dois no segundo, e tinha jogadores muito importantes. O Endrick, o Luís Guilherme, que hoje está jogando aqui na Premier League”, disse.
“Esse time do Flamengo do sub-17 é uma coisa inexplicável. Os jogadores formaram uma equipe muito boa e o nosso treinador era excelente, o Mário Jorge, que fez um trabalho muito bom com a gente, que capacitou a gente a fazermos esses campeonatos excelentes e sermos campeões”, finalizou.
Onde assistir à final da Copa do Rei?
A final da Copa do Rei entre Barcelona e Real Madrid tem transmissão ao vivo no Disney+, neste sábado (26), a partir das 17h (de Brasília).