O Fluminense inicia a campanha na Copa do Brasil, torneio que conquistou apenas uma vez na história, com lembranças justamente daquele título levantado em 2007. E elas começam pela figura que estará no banco de reservas.
Renato Gaúcho, hoje em mais uma passagem pelas Laranjeiras, foi o treinador que levou o Tricolor à conquista da Copa do Brasil de 2007. Depois do empate por 1 a 1 no Rio de Janeiro, o Flu venceu o Figueirense em Florianópolis, gol do então zagueiro Roger Machado, hoje técnico do Internacional.
Naquele inesquecível 6 de junho de 2007, o Flu de Renato Gaúcho foi a campo com: Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Junior Cesar; Fabinho, Arouca, Cícero e Carlos Alberto (Thiago Neves); Alex Dias (Rafael Moura) e Adriano Magrão (David).
Os nomes são esses, mas você sabe o que fazem todos esses jogadores que marcaram a história do Fluminense e também de Renato? O ESPN.com.br conta abaixo.
Fernando Henrique
Com 41 anos, o goleiro Fernando Henrique ainda segue em atividade e desde janeiro deste ano defende o Noroeste, clube que disputou o Campeonato Paulista e se manteve na elite para a próxima temporada no Estadual.
Carlinhos
O ex-lateral-direito está com 41 anos e deixou o futebol em meados de 2015, quando teve o CSA, de Alagoas, como último clube, à época com 32 anos.
Thiago Silva
Ídolo do Fluminense e com passagem por grandes clubes do futebol mundial como Milan, PSG e Chelsea, além da seleção brasileira, Thiago Silva está no elenco tricolor desde 2024, quando deixou o futebol inglês para retornar ao clube que o revelou.
Roger Machado
Autor do gol do título, o ex-zagueiro se tornou treinador com diversas passagens por vários times do Brasil. Atualmente, o profissional está no comando do Internacional.
Júnior César
O ex-lateral-esquerdo encerrou a carreira aos 38 anos após passagem na reta final da carreira pelo Itaboraí-RJ. O ex-atleta seguiu no ramo esportivo e abriu um centro para práticas esportivas no Rio de Janeiro em 2019.
Fabinho
Conhecido como Fabinho Soldado, o ex-meio-campista se tornou um cartola no meio do futebol tendo trabalhado no passado como chefe de scout no Flamengo e depois como gerente de futebol. Atualmente ele trabalha como Executivo de Futebol do Corinthians.
Arouca
O ex-meio-campista encerrou a carreira em 2022. Porém, antes disso, Arouca teve passagens vitoriosas por Santos e Palmeiras, além de ter defendido clubes como São Paulo, Vitória e Atlético-MG. O último clube da carreira do volante foi o Figueirense.
Cícero
O polivalente Cícero encerrou a carreira em 2021 após passagem pelo Botafogo. Antes disso, o ex-atleta rodou por diversos clubes, tendo como destaque sua passagem pelo Grêmio, clube pelo qual conquistou a CONMEBOL Libertadores em 2017.
Carlos Alberto
O ex-meia-atacante está com 40 anos, mas encerrou a carreira em 2019, quando ainda estava no Boavista (RJ). O astro passou por diversos grandes times do Brasil depois de deixar o Fluminense e passou a trabalhar como comentarista em programas esportivos. Atualmente, Carlos Alberto está no SBT.
Alex Dias
O ex-atacante está com 52 anos e encerrou carreira em 2016 quando deixou o Fernandópolis (SP). Antes disso, Alex Dias esteve na Aparecidense, rival do Fluminense desta terça-feira. Desde que deixou os gramados, Alex Dias apostou no ramo imobiliário e também se tornou empresário na área tecnológica em Goiânia.
Adriano Magrão
“Melhor que Shevchenko”, como dizia a música em tom de brincadeira da torcida, Adriano Magrão foi o artilheiro daquela equipe ao lado de Alex Dias e deixou o Flu ao final daquele ano. Ele ainda teve passagens por onze times diferentes antes de encerrar a carreira em 2012. Pós carreira, investiu no comércio e foi funcionário público da secretária de esportes de Aparecida de Goiânia, sua cidade natal. Atualmente, ele faz participações no time de Masters do Vila Nova.
Thiago Neves
Um dos grandes nomes da história do Fluminense, Thiago Neves ganharia destaque com a camisa tricolor no ano seguinte, quando fez três gols na final da Libertadores. Ele ainda voltou ao clube em 2012, quando foi campeão brasileiro. Sem atuar desde 2021, Thiago se aposentou em 2023 e, no último mês, passou a fazer um “estágio” com Fabinho Soldado no Corinthians para seguir a carreira como dirigente de futebol.
Rafael Moura
Também campeão brasileiro em 2012 pelo Fluminense, Rafael Moura teve passagens por diversos times do futebol brasileiro, com destaque para a campanha que fez no Goiás, sendo artilheiro e vice-campeão da CONMEBOL Sul-Americana de 2010. Em agosto de 2022, o He-Man anunciou sua aposentadoria e, desde então, se transformou em jogador profissional de tênis de praia.
David
Emprestado ao Fluminense naquele ano, o volante David também rodou o Brasil antes de se aposentar em 2018, com a camisa do América-MG. Mas, assim como Rafael Moura, deixou seu nome na história do Goiás. No Esmeraldino, foram cinco anos e quatro títulos estaduais.