O Cruzeiro é eneacampeão da Superliga masculina de vôlei. Neste domingo (04), a equipe venceu de virada, por 3 sets a 1 (18/25, 25/23, 25/23 e 25/21), a final contra o Campinas, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
O time mineiro, que eliminou o Praia Clube por 2 a 0 na semifinal, na série em melhor de três jogos, conquistou sua nona taça da competição e o quinto título nesta temporada. O Campinas, por sua vez, desperdiçou a oportunidade de conquistar o título inédito. Na edição anterior, a equipe também ficou com o vice-campeonato ao ser superado pelo Sesi Bauru.
Campinas e Cruzeiro já haviam se enfrentado na final da Superliga 2015/16. Naquela ocasião, a equipe mineira também levou a melhor ao vencer por 3 sets a 1.
O jogo começou favorável ao Campinas. O time paulista abriu incríveis 11 pontos ao fazer 16 a 5. O Cruzeiro até se recuperou e chegou a diminuir a desvantagem para quatro, mas o Campinas embalou novamente e fechou por 25/18.
A superioridade mudou de lado no início do segundo set. Precisando do resultado para empatar a decisão, o Cruzeiro abriu seis pontos (8 a 2). O jogo até voltou a ficar equilibrado e a vantagem caiu para apenas um ponto (24 a 23), mas a equipe mineira fechou por 25/23.
Com a igualdade no placar, o equilíbrio voltou a aparecer no terceiro set. A maior vantagem aberta pelo Cruzeiro foi de três pontos, e o marcador ficou igualado 11 vezes no decorrer do duelo, até que o time mineiro fechou por 25/23.
No quarto e derradeiro set, o Cruzeiro não deixou o Campinas ficar em vantagem em nenhum momento. Assim, fechou por 25/21 e confirmou o nono título da competição nacional.