O CAS (Corte Arbitral do Esporte) divulgou nesta terça-feira (06) que rejeitou recursos apresentados por León e Pachuca contra decisões da Fifa sobre o Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol anunciou em março a exclusão do León, que estava no grupo do Flamengo, por descumprimento de regulamento — o que foi confirmado nesta manhã. O clube mexicano possui o mesmo dono que o Pachuca, também classificado ao torneio. De acordo com as regras da Fifa para a competição, equipes com os mesmos proprietários precisam cumprir uma série de requisitos para poderem estar na disputa juntos.
Agora a Fifa trabalha com a possibilidade de organizar um playoff entre LAFC, dos Estados Unidos, e América, do México, para definir o novo integrante da competição. O time norte-americano foi vice-campeão da Concachampions em 2023; o mexicano, campeão da disputa continental.
A decisão desta terça também afeta o Alajuelense, da Costa Rica, que acionou o CAS para a retirada do León do Mundial e pediu que a vaga ficasse com a equipe por meio do ranking da Concacaf. O recurso foi negado.
A exclusão do León foi baseada no regulamento 10 do Mundial de Clubes, em que “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante da competição”.
Leia a decisão do CAS
“O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou os recursos interpostos pelo Club León, Club de Fútbol Pachuca (Pachuca) e Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA) contra as decisões da Fifa em relação à Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025.
O Comitê de Apelações da Fifa decidiu em março de 2025 que o Pachuca e o Club León violaram o Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 (Art. 10.1) relativo à propriedade múltipla de clubes. Devido a essa violação, o Secretário-Geral da Fifa decidiu remover o Club León da competição. O Pachuca e o Club León entraram com recursos buscando anular a decisão do Comitê de Apelações da Fifa e declarar que os clubes cumprem os requisitos de elegibilidade para a Copa do Mundo de Clubes. O Club León entrou com um recurso adicional contra a decisão do Secretário-Geral da Fifa de ser reintegrado à competição.
Todos os recursos foram consolidados em um único caso do CAS, que foi ouvido na sede do CAS em Lausanne, Suíça, em 5 de maio de 2025. O Presidente do Painel do CAS para este caso foi o Prof. Roberto Moreno (Paraguai), com o Prof. Massimo Coccia (Itália) e o Dr. Daniel Cravo Souza (Brasil) como coárbitros.
O Painel do CAS emitiu uma Decisão Operacional rejeitando os três recursos e decidiu que o Pachuca e o Club León não atenderam aos critérios do Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 (Art. 10.1) relativos à propriedade múltipla de clubes. O Painel examinou as provas, incluindo o fundo fiduciário do Club León estabelecido pelos proprietários do clube, e concluiu que este era insuficiente para cumprir o Regulamento. Consequentemente, o Club León permanece excluído da competição e o Pachuca permanece qualificado. Uma Sentença do CAS completa com os motivos da Decisão será emitida oportunamente.
Um recurso separado da LDA contra o Club León, o Pachuca e a Fifa, interposto em 3 de fevereiro de 2025, solicitou que a participação do Club León e do Pachuca no Mundial de Clubes fosse contrária aos regulamentos da Fifa e que um dos clubes, ou ambos, fosse removido. O recurso também solicitou que a LDA fosse admitida na competição no lugar de uma equipe removida. Este caso foi ouvido pelo CAS presencialmente em Madri em 23 de abril de 2025 e também foi rejeitado hoje, com os motivos a serem apresentados posteriormente na sentença final. O Presidente do Painel do CAS para este caso foi o Prof. Roberto Moreno (Paraguai), com o Sr. David Arias (Espanha) e o Sr. Juan Pablo Arriagada (Chile) como coárbitros. Como resultado da decisão do CAS, a FIFA é responsável por designar a equipe final qualificada para participar da Copa do Mundo de Clubes de 2025.”
Grupo do Flamengo
O León estava no Grupo D do Mundial de Clubes, ao lado de Flamengo, Chelsea e Esperance-TUN. Eles agora aguardam a definição sobre o novo participante.
A disputa do torneio está marcada para começar no dia 14 de junho.