A Alpine confirmou que Franco Colapinto substituirá Jack Doohan nas próximas cinco corridas da temporada da Fórmula 1. A alteração passa a valer no GP da Emilia Romagna, em Ímola, entre os dias 16 e 18.
Nesta quarta-feira, a equipe francesa anunciou que tomou a decisão de “rodar” seu segundo piloto para atuar ao lado de Pierre Gasly.
A posição de Colapinto será, portanto, reavaliada antes do GP da Grã-Bretanha, em julho, deixando a porta aberta para um possível retorno de Doohan.
“Após analisarmos as primeiras corridas da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas”, disse Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine. “Com o grid tão equilibrado este ano e um carro competitivo que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de rotacionar nossa formação”.
“Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e ter uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no ano que vem”.
“Continuamos apoiando Jack na equipe, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função como piloto até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções”.
A sequência de Doohan estava em dúvida desde que a Alpine contratou Colapinto para uma função de piloto reserva, em janeiro. O argentino ganhou destaque ao impressionar como substituto de Logan Sargeant na Williams por nove corridas no ano passado.
Williams o emprestou para a Alpine este ano com a expectativa de que ganhasse experiência.
Na terça-feira, a Alpine confirmou que o diretor da equipe, Oliver Oakes, renunciou com efeito imediato, com Briatore assumindo as funções. O agora ex-diretor havia dito recentemente que o plano era manter Doohan ao lado de Gasly para a próxima etapa em Ímola.