Após a rodada desta semana, restam apenas mais dois jogos na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana. Com isso, muitos clubes brasileiros estão com a “calculadora na mão” para brigar pela classificação às oitavas.
Até o momento, apenas dois times do país já sabem seus destinos: o Palmeiras e o Cruzeiro.
O Verdão já está classificado para os mata-matas na Libertadores, enquanto a Raposa, que não ganhou um jogo sequer até o momento, está eliminada na Sul-Americana.
As outras equipes, por sua vez, terão que brigar por pontos nas últimas rodadas, com apenas o São Paulo tendo vida mais tranquila.
Confira abaixo os cenários das duas competições:
CONMEBOL LIBERTADORES
GRUPO A
-
Estudiantes: 9
-
Universidade de Chile: 7
-
Botafogo: 6
-
Carabobo: 1
O grupo A ainda tem cenários abertos: no momento, o Estudiantes sabe que ficará pelo menos em 3º lugar, ao menos indo para a Sul-Americana no pior dos cenários, enquanto o Carabobo já não possui mais chances de oitavas, apesar de ainda poder ir para a Sula na 3ª colocação.
Quanto ao Botafogo, restam duas partidas, ambas em casa: Estudiantes e Universidad de Chile. Para garantir a classificação, o time carioca precisa ganhar as duas partidas, o que o levaria aos 12 pontos e asseguraria um término pelo menos em 2º lugar. Se empatar uma das partidas, terá que torcer para que os adversários tropecem contra o lanterna Carabobo.
GRUPO C
-
LDU: 8
-
Central Córdoba: 8
-
Flamengo: 5
-
Deportivo Táchira: 0
No grupo C, LDU e Central Córdoba sabem apenas que terminarão pelo menos em 3º lugar, o que dá uma vaga nos playoffs da Sul-Americana, enquanto o Deportivo Táchira já está eliminado das oitavas, mas ainda pode ficar na 3ª colocação.
O Flamengo tem dois jogos em casa nas rodadas finais: LDU e Táchira. O Mengão tem que buscar duas vitórias, o que o levaria a 11 pontos. Como LDU e Central Córdoba se enfrentam na última rodada, isso ajudaria o Fla a ficar ao menos em 2º. Se perder pontos contra os equatorianos no Maracanã, a situação passará a ser desesperadora, exigindo combinação de resultados.
GRUPO D
-
São Paulo: 10
-
Libertad: 7
-
Alianza Lima: 4
-
Talleres: 1
No grupo D, o São Paulo está praticamente classificado e já sabe que ficará pelo menos em 3º lugar no pior dos cenários, o que dá uma vaga nos playoffs da Sul-Americana.
Para garantir a classificação, basta apenas empatar com o Libertad, no Morumbis, pela 5ª rodada. Se ganhar dos paraguaios, o Tricolor assegura a 1ª colocação.
GRUPO E
-
Racing: 7
-
Fortaleza: 7
-
Atlético Bucaramanga: 5
-
Colo–Colo: 2
O grupo E é um dos mais embolados da Libertadores, mas a situação do Fortaleza até é “simples” para buscar a classificação às oitavas.
Se ganhar do Atlético Bucaramanga, na 5ª rodada, o Laion elimina os colombianos e se garante pelo menos no 2º lugar da chave. Caso empate, o time tricolor terá que pontuar contra o Racing, na Argentina, na última rodada, já que isso deve assegurar um término à frente do Bucaramanga no saldo de gols.
GRUPO F
-
Bahia: 7
-
Atlético Nacional: 6
-
Internacional: 5
-
Nacional: 4
O “grupo da morte” segue caótico, e todas as equipes têm chance de classificação nas rodadas finais. É extremamente difícil fazer contas para os brasileiros nesta chave, já que Internacional e Bahia se enfrentam na última rodada, no Beira-Rio, e o mais provável é que eles “se matem” por uma vaga nas oitavas.
Caso ganhem seus compromissos na 5ª rodada (o Tricolor pega o Atlético Nacional na Colômbia, enquanto o Colorado visita o Nacional no Uruguai), o Bahia terá a vantagem do empate em Porto Alegre, enquanto o time de Roger Machado terá que ganhar. No entanto, tudo ainda é muito incerto no grupo.
GRUPO G
-
Palmeiras: 12
-
Cerro Porteño: 4
-
Sporting Cristal: 4
-
Bolívar: 3
Aqui já não há mais surpresas: o Palmeiras já está garantido nas oitavas e em 1º lugar do grupo.
CONMEBOL SUL-AMERICANA
GRUPO B
-
Universidad de Quito: 10
-
Cerro Largo: 4
-
Vitória: 3
-
Defensa y Justicia: 3
O Vitória ainda não ganhou no grupo B e tem situação complicada nas últimas rodadas para buscar a classificação aos playoffs. O que se sabe é que o time baiano precisa reagir e ganhar do Cerro Largo, fora de casa, pela 5ª rodada, já que uma derrota elimina os rubro-negros.
Se empatar com o Cerro, aí os baianos passam a depender de uma combinação milagrosa de resultados, que incluirá inclusive precisar buscar um triunfo contra a Universidad de Quito, do Equador, na última rodada, ainda tendo que torcer por combinações envolvendo o Defensa y Justicia.
GRUPO C
-
Huracán: 10
-
América de Cali: 6
-
Corinthians: 5
-
Racing–URU: 0
Fazendo campanha ruim na Sul-Americana, o Corinthians depende de uma combinação para ficar em 1º lugar. Para começar, o Timão precisa ganhar do Racing-URU, fora de casa, na 5ª rodada, e torcer para o América de Cali ganhar do Huracán, na Colômbia.
Depois, na última rodada, a equipe de Dorival Júnior precisará bater o Huracán, na Argentina, ficando também na torcida por um improvável tropeço do América contra o Racing, em Cali. Em todo caso, duas vitórias colocam os alvinegros pelo menos nos playoffs.
GRUPO D
-
Godoy Cruz: 10
-
Grêmio: 8
-
Atlético Grau: 2
-
Sportivo Luqueño: 1
O Grêmio tem contas “simples” para ficar na 1ª colocação do grupo D. Se ganhar do Godoy Cruz, na 5ª rodada, o Imortal passa os argentinos e aí precisaria só ganhar do lanterna Sportivo Luqueño, na última rodada, para assegurar a ida às oitavas.
Caso empate com os argentinos no próximo jogo, o time gaúcho terá que bater o Luqueño por uma boa diferença de gols para tirar saldo e também torcer para o Godoy Cruz tropeçar em casa contra o Atlético Grau.
GRUPO E
-
Mushuc Runa: 10
-
Palestino: 9
-
Unión Santa Fe: 3
-
Cruzeiro: 1
Com uma campanha lastimável, o Cruzeiro já não tem mais chances de classificação após quatro rodadas e está eliminado.
GRUPO F
-
Once Caldas: 9
-
Fluminense: 7
-
GV San José 4
-
Unión Española: 2
Jogando a Sul-Americana com seu time reserva, o Fluminense tem situação “simples” para garantir o 1º lugar: precisa ganhar seus dois últimos jogos da fase de grupos, que serão em casa.
Com triunfos contra Unión Española e Once Caldas, no Maracanã, o Tricolor sabe que finalizará sua participação na liderança. Se empatar uma dessas partidas, aí dependerá de combinação de resultados.
GRUPO G
-
Lanús: 8
-
Vasco: 5
-
Puerto Cabello: 4
-
Melgar: 4
Vivendo grave crise, o Vasco tem uma certeza: não poderá perder para o Lanús na 5ª rodada, na Argentina, para ainda sonhar com a classificação em 1º lugar. Uma derrota já garante a classificação dos argentinos e fará o Cruzmaltino brigar no máximo por vaga nos playoffs.
Se ganhar ou empatar em Buenos Aires, a equipe agora comandada por Fernando Diniz terá que buscar uma vitória contra o Melgar na 6ª rodada, em São Januário, e torcer por um tropeço do Lanús, que recebe o Puerto Cabello na capital argentina, na última rodada.
GRUPO H
-
Cienciano: 6
-
Atlético-MG: 5
-
Caracas: 5
-
Deportes Iquique: 4
Mesmo com uma campanha aquém do esperado na Sul-Americana até agora, o Atlético-MG depende só de si para terminar em 1º lugar. Para isso, basta ganhar suas duas partidas restantes, ambas em Belo Horizonte: contra Caracas, pela 5ª rodada, e Cienciano, pela 6ª.
Se tropeçar em um desses compromissos, o elenco de Cuca dependerá de combinação de resultados para não correr risco de ficar apenas nos playoffs.