Temporada de Raphinha supera Neymar, Ronaldo e lendas do Barcelona?

O 28º título espanhol do Barcelona tem muitas caras – ou pés. Os de Lamine Yamal, por exemplo, que esbanjou habilidade ao longo da campanha. Pedri, o craque invisível do meio-campo. Até Jules Koundé, zagueiro que virou um lateral para lá de eficiente, e até Szczesny, o goleiro que abandonou a aposentadoria para tomar conta da posição. Mas nada disso aconteceria sem um tempero brasileiro.

Assim como acostumou-se a ver a partir de meados dos anos 1990, o Barça tem em Raphinha um brasileiro capaz de desequilibrar, encantar, divertir e liderar. Com a camisa 11 nas costas, o atacante viveu a melhor temporada da carreira, em números que dão inveja e batem de frente com os maiores nomes do Brasil que já passaram – e muito bem – pelo Camp Nou.

Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar seguem com lugar guardado no coração dos torcedores na Catalunha, mas agora levam a companhia de Raphinha. Sem o mesmo alarde dos outros quando chegou, do modesto Leeds United, o franzino ponta se transformou num craque completo e bateu marcas que pareciam inatingíveis.

São 56 participações em gol do atacante somando todas as competições da temporada. Para se ter uma ideia, o máximo que Neymar conseguiu, no auge do trio MSN com Lionel Messi e Luis Suárez, foram 52. Talvez o único que esteja acima seja Ronaldo, em sua única e mágica temporada pelo Camp Nou, em 1996/97. No entanto, dados da época não contabilizavam assistências, o que prejudica a contagem a favor do Fenômeno.

O que é possível dizer é que R9 foi o recordista em gols entre brasileiros numa mesma temporada do Barça, ao marcar 47 vezes naquele mesmo ano. Atrás dele, aparecem Neymar (39 gols em 2014/15) e Rivaldo (36 gols em 2000/01). Raphinha, hoje com 34, ainda pode se aproximar de todos eles, mas já deixou para trás as melhores versões de Romário (32 em 1993/94) e Ronaldinho Gaúcho (26 em 2005/06).

Tantas bolas nas redes assim fizeram do atual camisa 11 o alicerce de uma temporada com três títulos: primeiro a Supercopa da Espanha, seguida da Copa do Rei e por último LALIGA, todos em disputa direta ou indireta com o Real Madrid, de quem o Barcelona ganhou quatro vezes.

Com as taças deste ano, Raphinha chega a cinco títulos conquistados pelo clube, o que já o coloca acima de Romário e Ronaldo, que pararam em três, e também Rivaldo, com quatro. A seu lado, aparece Ronaldinho, com cinco troféus durante sua passagem, entre 2003 e 2008.

O Gaúcho pode se gabar de ter a Champions League em seu currículo, assim como Neymar, campeão oito vezes pelo Barcelona. Raphinha bateu na trave este ano, ao ajudar o clube a ser semifinalista pela primeira vez desde 2019.

Se o título do torneio escapou, ao menos o camisa 11 se tornou o jogador do Barça com mais participações em gols em uma mesma edição de Liga dos Campeões: 21, coisa que nem mesmo Messi conseguiu.

Tantos feitos assim reforçam a tese de que Raphinha é forte candidato à Bola de Ouro e também ao prêmio The Best, da Fifa, que elegem o melhor jogador do mundo. A concorrência, claro, é imensa, mas o atacante da seleção tem motivos para acreditar.

Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho foram eleitos os melhores do planeta com a camisa do Barcelona, uma tradição brasileira e de craques cujos nomes começam com a letra R. Chegou a vez de alguém assumir o trono?

More From Author

15 recordes de Lamine Yamal, craque do Barcelona e campeão espanhol

Inter vence Nacional e fará final contra o Bahia por vaga na Libertadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *