Palmeiras garante melhor campanha geral da Libertadores pela 6ª vez em 8 anos

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Bolívar, no Allianz Parque, o já classificado Palmeiras também garantiu de forma antecipada a melhor campanha geral da CONMEBOL Libertadores. E o feito não é algo inédito no histórico recente do Verdão na competição – muito pelo contrário.

Esta foi a sexta vez nas últimas oito edições da Libertadores que o Palmeiras terminou a fase de grupos com o melhor desempenho. Mas como terminaram as campanhas do clube cada vez que isso aconteceu?

Em 2018, ainda sob o comando de Roger Machado, o Alviverde somou 16 pontos na fase de grupos, sem perder um jogo sequer. Quem chegou mais perto da pontuação foi o Grêmio (14).

O Palmeiras terminou a campanha caindo nas semifinais para o Boca Juniors, depois de deixar para trás Cerro Porteño e Colo-Colo no mata-mata.

No ano seguinte, com Felipão no comando, o Verdão repetiu o feito, mas com 15 pontos somados na fase de grupos, levando vantagem nos critérios de desempate com o Cruzeiro, que teve a mesma pontuação.

Nas oitavas, o Palmeiras passou sem sustos pelo Godoy Cruz, mas nas quartas caiu para o Grêmio no critério do gol qualificado – ainda presente no regulamento – após empate por 2 a 2 no agregado final.

Em 2020 também foi assim. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo na fase de grupos, o clube somou 16 pontos, superando o Santos nos critérios de desempate. A partir do mata-mata, Abel Ferreira assumiu o time e o levou ao título diante do próprio Peixe, em pleno Maracanã.

2021 foi uma exceção em meio ao contexto, e o Palmeiras teve a segunda melhor campanha, com 15 pontos, um a menos do que o Atlético-MG, que terminou na liderança geral.

E assim como na edição anterior, Abel foi novamente campeão, deixando Universidad Católica, São Paulo e Atlético-MG pelo caminho no mata-mata antes de levantar a taça pela terceira vez em sua história diante do Flamengo na decisão, em Montevidéu.

Em 2022, o Palmeiras voltou a terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral e somou 18 pontos, com 100% de aproveitamento, ou seja, seis vitórias consecutivas.

O sonho de uma terceira conquista em sequência teve fim na semifinal, quando o Athletico-PR, que foi vice para o Flamengo em Guaiaquil, eliminou o Verdão em pleno Allianz Parque.

No ano seguinte, com 15 pontos somados, o Alviverde teve mais uma vez a melhor campanha geral na fase de grupos e chegou novamente à semifinal, caindo agora para o Boca Juniors, finalista contra o campeão Fluminense.

Já no ano passado, o Verdão teve o seu pior desempenho das últimas edições. Apesar da liderança do seu grupo, o Palmeiras teve apenas a terceira melhor campanha, com 14 pontos somados, e caiu já nas oitavas para o Botafogo, que terminou como campeão inédito.

Na atual edição, o Palmeiras tem 15 pontos somados, com 100% de aproveitamento, e pode fechar a fase de grupos com seis vitórias, assim como foi em 2022. O melhor desempenho dá ao Alviverde a vantagem de decidir os jogos do mata-mata como mandante, exceto na final, que é em campo neutro e em jogo único.

Próximos jogos do Palmeiras:

More From Author

Guto Ferreira explica sucesso na Série B e diz como lidou com apelido Gordiola

Quem é agora maior devedor para o governo na Série A?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *