Postulante à CBF pede adiamento de eleição; apresentação de Ancelotti pode ser alterada

A apresentação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira poderá ser adiada.

Como apurou a ESPN, Samir Xaud, um dos fortes candidatos à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, apresentou um requerimento para que a Assembleia Geral que definirá o sucessor de Ednaldo Rodrigues aconteça no dia 26 de maio, segunda-feira, um dia após a data que foi definida na tarde de sexta-feira (16) pelo interventor da CBF, Fernando Sarney.

O documento do ainda vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol foi encaminhado justamente a Sarney.

A justificativa é de que a eleição realizada em um domingo poderá ser atrapalhada por conta da rodada das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

“A fim de garantir um processo eleitoral que seja o mais amplo possível, parece interessante que a seja realizada em data – como, por exemplo, 26 de maio de 2025 (segunda-feira) – que facilite a participação de todos os atores do colégio eleitoral em ocasião tão relevante para o futebol brasileiro”, cita o requerimento de Samir Xaud a Fernando Sarney.

“Dessa forma, requeiro respeitosamente que se avalie a possibilidade dessa pequena alteração na data da Assembleia Geral Eleitoral, de forma a ampliar ao máximo a participação democrática no processo, atendendo ao mesmo tempo a decisão judicial do TJRJ”.

Acontece que a apresentação de Carlo Ancelotti está marcada justamente para o dia 26 de maio, no Rio de Janeiro, quando o italiano deve anunciar a primeira convocação para os jogos da seleção brasileira contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

No processo, serão eleitos um presidente, oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal, que cumprirão mandato entre 2025 e 2029.

Os interessados em concorrer ao cargo devem inscrever suas chapas entre 18 e 20 de maio, quando termina o prazo para registro.

O pleito, porém, pode nem ocorrer, já que Ednaldo acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda nesta sexta para tentar cancelar a eleição.

Vale lembrar que Rodrigues também entrou já na quinta-feira (15) com pedido no Supremo para ser reintegrado ao seu cargo.

Em paralelo a isso, a defesa de Ednaldo requer também que o ministro Gilmar Mendes “reconheça a ilegalidade da designação do Sr. Fernando José Macieira Sarney como interventor da CBF, por flagrante afronta ao art. 64 do Estatuto da entidade”.

O artigo citado aponta que “em caso de vacância ou afastamento da presidência, seja observado o regramento estatutário vigente, com a assunção interina do cargo pelo diretor mais idoso, Sr. Hélio Menezes, até a realização da Assembleia Geral nos termos previstos”.

Quem vai se candidatar?

Presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos anunciou neste sábado (17) que concorrerá à presidência da CBF.

Segundo apurou a ESPN, Bastos conta com apoio de algumas Federações e dos blocos formados pelos clubes das Séries A e B, que lhe dariam sustentação na votação.

Com isso, outro candidato deve sair do grupo de 19 Federações que “abandonaram” Ednaldo no comunicado da noite da última quinta-feira (15).

Nos bastidores, circula o nome de Samir Xaud, cuja família está no comando da FRF (Federação Roraimense de Futebol) há quase cinco décadas.

More From Author

F1: Senna tem ‘cantinho sagrado’ em Ímola

Presidente da FPF lança candidatura à CBF e reúne clubes por ‘voto único’; entenda o cenário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *