Apesar de já ter coroado o Liverpool como campeão desde a 34ª rodada, a temporada 2024/25 da Premier League ainda tem muito em disputa. Mais precisamente na definição dos classificados às competições europeias.
Até o momento, quatro clubes já têm vaga garantida, mas outros 8 times ainda sonham com uma chance de disputar torneios continentais na temporada 2025/26, seja na Champions League, Europa League ou Conference League. E tudo começará a ser definido nos próximos dias, incluindo a última rodada do Inglês, no domingo (25), que terá transmissão no Disney+, com todos os jogos às 12h (de Brasília).
E a Inglaterra ainda pode ganhar novos integrantes também a partir das decisões da Europa League e Conference, ambas com representantes do país.
Briga por Champions
Na Liga dos Campeões, o Liverpool já reservou a sua vaga na fase de liga por conta do título inglês. Assim como o Arsenal, que carimbou o seu passaporte após o triunfo diante do Newcastle nesta 37ª rodada.
Porém, quatro vagas para a fase de liga da ainda estão em jogo. Via Premier League, cinco clubes ainda brigam para preencher os três postos restantes: Manchester City, Nottingham Forest, Newcastle, Chelsea e Aston Villa, sendo os últimos três empatados com 66 pontos.
No Campeonato inglês, os critérios de desempate são, nessa ordem: saldo de gols, gols marcados, pontos somados no confronto direto e gols fora de casa em confrontos diretos.
Finalistas da Europa League, Manchester United e Tottenham decidem o título continental nesta quarta (21), em San Mamés, na Espanha, e o campeão também terá direito a uma vaga na Champions.
O fato de a competição continental contar com seis equipes inglesas na próxima temporada tem explicação. E tudo graças ao desempenho dos clubes da Premier League nas competições da Uefa na atual campanha, o que rendeu um “Ponto de Desempenho Europeu” (EPS), abrindo uma quinta vaga na tabela, além do posto reservado ao vencedor da Europa League.
Quem vai para a Europa League?
A Inglaterra tem direito a duas vagas na competição. A primeira é tradicionalmente preenchida pelo quinto colocado, mas com a vaga extra na Champions, o sexto na tabela é quem herdará a classificação.
A segunda vaga, por sua vez, já tem dono: o Crystal Palace, que conquistou a FA Cup diante do Manchester City e se classificou para a disputa.
Envolvidos na briga por Champions, Newcastle, Chelsea, Aston Villa, City e Forest também têm chance de ficar com a vaga via Premier League, caso não se classifiquem à Champions.
O Chelsea, por sua vez, como finalista da Conference League, também pode se classificar à fase de liga se vencer o Real Betis na decisão, no dia 28 de maio, na Polônia, já terminada a Premier League.
E para a Conference League?
Competição mais recente criada pela Uefa, a Conference também agitará a rodada final do Campeonato Inglês. Ela inicialmente será dada ao 7° colocado na tabela, mas o panorama ainda pode mudar.
E a definição do classificado vai depender do resultado do Chelsea contra o Betis na Conference.
Se os Blues forem campeões, a posição final do clube de Londres na tabela da Premier League influenciará diretamente o 8° colocado, que pode ficar com a vaga.
Neste caso, há apenas duas formas de o oitavo na tabela disputar a Conference. Confira abaixo:
Se o Chelsea vencer a Conference e terminar em 7° na tabela
-
Neste caso, do 1º ao 5º colocado disputam a Liga dos Campeões, + United ou Tottenham como vencedores da Europa League
-
O 6° colocado, Crystal Palace e Chelsea disputam a Europa League
-
8° colocado fica com vaga na Conference
Se o Chelsea vencer a Conference e terminar e terminar em 6°, enquanto o Newcastle em 7°
-
1º a 5º colocado disputam a Liga dos Campeões, + United ou Tottenham como vencedores da Europa League
-
Newcastle, Crystal Palace e Chelsea disputam a Europa League
-
8° colocado fica com vaga na Conference
Em qualquer um dos cenários apresentados acima, a Inglaterra teria 10 classificados para as competições europeias na próxima temporada, ou seja, metade dos participantes da Premier League.
Já em relação à briga pelo 8° lugar, Brentford e Brighton ainda disputam o posto, com os Seagulls ficando com a virtual vaga neste momento após a vitória de virada épica diante do Liverpool e com três pontos de vantagem na tabela.
O Newcastle, como campeão da Copa da Liga Inglesa, tem por direito uma vaga na fase de playoff da Conference, mas pode se beneficiar também da colocação dos Blues, caso a “missão Champions/ Europa League” não termine bem-sucedida.