Racismo: torcedores que ofenderam Vini Jr são condenados à prisão

Em julgamento finalizado nesta quarta-feira (21), a Justiça da Espanha condenou a um ano de prisão por crime de ódio todos os cinco torcedores do Valladolid acusados de proferirem insultos racistas contra o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, durante jogo entre as equipes, em 30 de dezembro de 2022, por LALIGA.

De acordo com a corte, os insultos foram “proferidos com a intenção de humilhar a ferir a dignidade do jogador, por evidentes motivos racistas”.

Ainda segundo a Justiça, os xingamentos “foram documentados por várias gravações efetuadas por outros torcedores que estavam em vários pontos da arquibancada” e “amplamente divulgados nas redes sociais”.

Os criminosos, porém, firmaram acordo com o tribunal para a suspensão da pena de prisão. Para evitar o encarceramento, eles concordaram em não se envolverem em novas delitos por um prazo de três anos, além de não irem a partidas de futebol em qualquer lugar da Espanha pelo mesmo período.

Além disso, quatro dos cinco condenados terão que pagar multas, com valores variando entre 1.080 e 1.620 euros.

Por fim, todos os sentenciados estão proibidos de exercer qualquer profissão no setor de educação, seja em sala de aula, em atividades esportivas ou terapia ocupacional, também por três anos.

Em comunicado, LALIGA comemorou a decisão da Justiça e disse que esse será um primeiro passo para novas punições por racismo e crimes de ódio.

“Essa resolução judicial representa um marco sem precedentes na luta contra o racismo no esporte espanhol, que até agora só havia conhecido sentenças por condutas contra a integridade moral, com agravante de racismo”, reportou.

“O fato de que a resolução deste caso mencione expressamente o delito de ódio associado a insultos racistas reforça a mensagem de que a intolerância não tem espaço em nosso futebol”, completou.

More From Author

Diniz responde sobre gesto de Loide e admite que vai conversar com atacante

Neymar no Flamengo? Arrascaeta diz que jogadores ‘esperam’ pelo craque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *