Clubes confirmam ausência em eleição da CBF

No próximo domingo (25), Samir Xaud será aclamado o novo mandatário da CBF. A eleição, porém, não vai contar com a presença de 20 clubes que disputam as Séries A e B do Brasileiro.

Em nota, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport anunciaram que não irão ao pleito por discordarem do “processo vigente”.

“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz parte da nota.

Samir Xaud teve o apoio de 25 das 27 federações estaduais para assumir o lugar de Ednaldo Rodrigues na CBF, mas está longe de ser unanimidade entre os clubes. O nome preferido das agremiações era Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

No último sábado (17), 39 clubes das Séries A e B, todos membros das duas ligas do futebol nacional (Libra e LFU), se reuniram para discutir o processo eleitoral da CBF. Após o encontro, 32 times assinaram um documento unificado de apoio à candidatura do atual presidente da FPF.

Na segunda-feira (19), a Liga Forte União (LFU) divulgou um manifesto assinado pelos clubes com cobranças à CBF. Uma delas era a alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos

Confira a nota assinada pelos clubes

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

More From Author

Abel muda de postura sobre renovação com Palmeiras, mas Mundial será decisivo

Filipe Luís trata Palmeiras como ‘grande rival’ do Flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *