O Cruzeiro dominou e venceu o Fortaleza por 2 a 0 neste domingo (25), com direito a ‘olé’ no Castelão, e se aproximou da ponta da tabela, em péssimo resultado para o Leão na 10ª rodada do Brasileirão.
Se o Fortaleza corre risco de entrar na zona de rebaixamento na rodada, a Raposa, com 20 pontos, colou no líder Palmeiras, que perdeu confronto direto contra o Flamengo no Allianz Parque.
Agora, o time comandado por Leonardo Jardim está a apenas 2 pontos do Verdão, que tem 22. O Flamengo é o vice-líder, com 21 pontos ganhos.
O primeiro tempo foi de superioridade absoluta do Cruzeiro. Mais agressivo com a bola e seguro atrás, o time poderia ter construído um placar até maior do que o 2 a 0 parcial. Em finalizações, 14 a 2 para o time celeste.
Gabigol, titular ao lado de Kaio Jorge, deu duas assistências: primeiro para seu companheiro de ataque, depois para o volante Lucas Silva.
O Fortaleza teve dificuldade na criação e não conseguiu sair de trás, mesmo quando roubava a bola em boas condições. Após o primeiro gol sofrido, a torcida passou a vaiar a atuação do time.
Logo aos 3 minutos, em chance tripla, João Ricardo teve trabalho para salvar o Leão. Primeiro, espalmou chute de Kaio Jorge, depois o rebote de William, e, por fim, mais um chute de Kaio Jorge.
Apenas três minutos depois, mais uma boa chance cruzeirense, e Kaio Jorge finalizou para fora após tabela entre Marquinhos e Gabigol.
O volume oscilou ao longo dos primeiros 45 minutos, mas o gol enfim veio aos 33 minutos. Kaio Jorge recebeu passe açucarado de Gabigol e, de canhota, emendou rasteiro para o gol, sem qualquer chance para o goleiro.
O segundo gol veio aos 40 minutos, com Lucas Silva. O volante recebeu pela direita de Gabigol, que depois atraiu a marcação e abriu a possibilidade do chute. No canto, com categoria, o ex-Real Madrid ampliou: 2 a 0.
Encerrada a primeira etapa, o Castelão foi uníssono em vaias, com a torcida tricolor infeliz com o desempenho do time de Juan Pablo Vojvoda.
No segundo tempo, logo de cara, três alterações no Fortaleza. Saíram Pol Fernández, Diogo Barbosa e Emmanuel Martínez, para as entradas de Pedro Augusto, Mancuso e Pochettino.
A postura também mudou. Mais agressivo, o Leão partiu para cima no início do segundo tempo, pressionando o Cruzeiro e adotando outro ritmo.
O Cruzeiro, porém, se postou bem e soube administrar a vantagem construída nos primeiros 45 minutos. Soube sofrer, e Cássio apareceu bem quando necessitado.
Na reta final, aos 37 do segundo tempo, Pedro Augusto recebeu o segundo amarelo e foi expulso, após ter entrado no intervalo de jogo.
Com um a mais, o Cruzeiro voltou a ter mais a bola e tentar ampliar, matando qualquer chance de reação do Fortaleza. 2 a 0 justo e assegurado, com direito a gritos de ‘olé’ por parte da torcida cruzeirense presente no estádio.
Classificação do Brasileirão
-
Cruzeiro: 3º lugar, com 20 pontos
-
Fortaleza: 16º lugar, com 10 pontos