MVP da temporada regular e das Finais da NBA, Shai Gilgeous-Alexander acertou a extensão de contrato com o Oklahoma City Thunder por mais quatro temporadas. O acordo até 2031 garantirá o valor máximo ao astro, que embolsará US$ 285 milhões (algo em torno de R$ 1,5 bilhão), disseram fontes à ESPN nesta terça-feira (1°).
Este é agora o maior salário anual para um jogador na história da NBA.
Shai já assinou duas extensões de contrato como membro do OKC, consolidando a parceria e a confiança de ambos os lados desde que chegou à franquia, em 2019.
Gilgeous-Alexander, que teve média de 32,7 pontos (a maior da liga) durante a temporada regular e 30,3 nas Finais da NBA, integra uma lista exclusiva de jogadores que conquistaram os prêmios de MVP da temporada regular e das finais no mesmo calendário.
Os únicos outros a alcançarem esse feito são Michael Jordan (quatro vezes), LeBron James (duas vezes), Larry Bird (duas vezes), Tim Duncan, Shaquille O’Neal, Hakeem Olajuwon, Magic Johnson, Moses Malone, Kareem Abdul-Jabbar e Willis Reed.
Gilgeous-Alexander também se tornou o primeiro atleta a ganhar um título de maior cestinha e campeão da NBA na mesma temporada desde O’Neal, em 2000. Os únicos outros que fizeram isso foram Jordan (seis vezes), Abdul-Jabbar, George Mikan (duas vezes) e Joe Fulks.
Os únicos jogadores além de Gilgeous-Alexander a conquistar a tríplice coroa de pontuador, MVP e campeão da NBA na mesma temporada são Jordan (quatro vezes), O’Neal e Abdul-Jabbar.
Gilgeous-Alexander foi adquirido após sua temporada de estreia como peça central do pacote que o Thunder recebeu na troca de Paul George com o LA Clippers, em 2019, junto com uma lista de escolhas de primeira rodada, uma das quais levou à chegada de Jalen Williams a OKC.
Shai foi o rosto da franquia enquanto o Thunder reduzia o elenco e passava por uma grande reconstrução. O comprometimento e a fé de Gilgeous-Alexander na organização nunca vacilaram, com o Thunder acumulando temporadas de 22 e 24 vitórias antes de dar saltos de vitórias de dois dígitos em cada um dos últimos três anos, culminando com esta campanha de 68 vitórias e a marcha rumo ao título.
A média de pontuação de Gilgeous-Alexander na temporada regular deste campeonato foi a maior já registrada por um jogador que conquistou o título, superando Jordan em 1992-93 por um décimo de ponto, de acordo com dados da ESPN.
Seus 3.172 pontos, incluindo temporada regular e playoffs, também foram os maiores desde Jordan naquela mesma temporada. Ele marcou 20 ou mais pontos em 72 jogos seguidos, a quarta maior sequência em uma temporada na história da NBA.