Gerson não é mais jogador do Flamengo. A saída foi oficializada pelo próprio clube nesta sexta-feira (4), confirmando que o Zenit, da Rússia, fez o pagamento integral da multa rescisória no valor de 25 milhões de euros (R$ 159,4 milhões).
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia.”
O Rubro-Negro ainda agradeceu o atleta que “conquistou diversos títulos, honrou o manto e se tornou um ídolo pela dedicação em campo”, desejando sucesso na sequência da carreira.
Aos 28 anos, o meia vai para sua terceira apssagem no futebol europeu. O jogador já era observado pelos russos há algum tempo, mas a negociação só foi possível após Gerson renovar seu vínculo com o Fla, com o valor de sua multa baixando para 25 milhões de euros. Com isso, o Zenit pagou o valor integral e, como o jogador decidiu sair, o Flamengo não podia fazer nada para impedir.
Revelado pelo Fluminense, ele se transferiu ainda jovem para a Roma, da Itália, e posteriormente defendeu a Fiorentina antes de retornar ao Brasil em 2019 para vestir a camisa do clube, fazendo parte do histórico time comandado por Jorge Jesus. Em 2021, foi vendido ao Olympique de Marselha, da França, e retornou ao Flamengo em 2023.
Em sua segunda passagem pelo Fla, Gerson reencontrou protagonismo e conquistou outros títulos importantes, além de recuperar prestígio na seleção brasileira, sendo rotineiramente convocado. Em junho, participou dos duelos contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.
No total, Gerson soma mais de 200 jogos e 12 títulos pelo clube, incluindo uma CONMEBOL Libertadores (2019), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e quatro Campeonatos Cariocas. A última partida do meio-campista com a camisa flamenguista foi diante do Bayern de Munique, na eliminação do Rubro-Negro nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Ele chegou a fazer um gol na derrota por 4 a 2.