João Fonseca está eliminado de Wimbledon. O brasileiro, número 54 do mundo, foi dominado pelo chileno Nicolás Jarry (143º) e perdeu por 3 sets a 1 (com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6(4)) nesta sexta-feira (4). A queda na terceira rodada, no entanto, não abala uma campanha histórica — a terceira melhor do Brasil na chave masculina de simples na Era Aberta de Wimbledon. Apenas Guga, em 1999, e André Sá, em 2002, chegaram mais longe e foram às quartas.
Jarry enfrentará o britânico Cameron Norrie, número 61 do ranking, nas oitavas de final. Já Fonseca voltará ao Brasil para período de treinamentos. O próximo torneio em que está inscrito é o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, que começa no dia 27 de julho e acontece em quadra rápida.
O jovem carioca teve dificuldades contra Jarry, que se manteve firme durante a partida. O brasileiro demorou para engrenar e ainda chegou a pedir atendimento com fisioterapeuta, ao sentir o pé direito, no terceiro set, e ao sentir a perna direita, no quarto set.
A campanha de Fonseca teve vitórias sobre o britânico Jacob Fearnley, na estreia, por 3 sets a 0 (com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6(5)), e contra o norte-americano Jenson Brooksby, na segunda rodada, por 3 sets a 1 (parciais de 6/7, 5/7, 6/2 e 6/4). Ele igualou a própria melhor marca em Grand Slam, já que também atingiu a terceira rodada em Roland Garros.
Em Wimbledon, Fonseca se tornou o mais jovem tenista a chegar à terceira rodada do torneio desde 2011. Após a classificação, chegou a falar em tentar ir ainda mais longe.
“É uma coisa para ficar orgulhoso de mim. Eu tenho que ficar orgulhoso, mas ao mesmo tempo estou no meio do torneio. Então tenho sempre que querer mais. Eu quero ir para a quarta rodada, eu quero chegar nas quartas de final, ser campeão. Estou vivendo um sonho nessa semana”, disse.
O jogo
O primeiro set começou bem equilibrado, com ambos confirmandos seus saques. No oitavo game, Jarry quebrou o serviço e passou à frente para, no nono, fechar em 6/3.
O segundo set já começou com Jarry quebrando serviço de Fonseca. Ele chegou perto de quebrar novamente no terceiro game, mas Fonseca salvou o ponto. O brasileiro também teve chance de quebra no quarto game e viu o chileno se recuperar para, depois, fechar em 6/4.
No terceiro set, Fonseca conseguiu se manter na disputa. O carioca precisou de atendimento de fisioterapeuta após sentir o pé direito no terceiro game. Na volta, quebrou o serviço de Jarry pela primeira vez e seguiu para fechar em 3/6.
Fonseca teve três break points no sétimo game do quarto set, que daria moral para tentar uma virada, mas Jarry salvou e vibrou muito. O mesmo aconteceu no nono game — mais três break points salvos pelo chileno e serviço confirmado. O carioca pediu outro atendimento com o fisioterapeuta, agora por incômodo na perna direita. Na volta, as confirmações seguiram e o set ficou em 6/6. No tie-break, 7 a 4 para Jarry.