Por que ‘novo Raúl’ ajuda Real Madrid a cortar estratégia que custou milhões de euros

Depois de iniciar a disputa do Mundial de Clubes sonhando com um novo camisa 9, já que não contou com Endrick e Kylian Mbappé na fase de grupos, o Real Madrid encontrou uma solução caseira e que vai ajudá-lo a poupar alguns milhões de euros na janela de transferências.

Revelação do Castilla, o time B do clube espanhol, Gonzalo García, de 21 anos, precisou de apenas quatro jogos para assumir o protagonismo no ataque merengue. São três gols e ainda uma assistência em solo estadunidense, que renderam comparações até mesmo com a lenda Raúl, seu treinador nas categorias de base. Ele será mais uma vez opção para o duelo deste sábado (5) contra o Borussia Dortmund, às 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.

Muito além de uma volta por cima no clube após as poucas chances com Carlo Ancelotti, a joia também pode seguir os mesmos passos do ex-camisa 7 dos Blancos. E por que não, romper com uma antiga “estratégia” do clube em relação aos seus centroavantes.

Quando se fala em Real Madrid, é óbvio que as contratações de peso vêm rapidamente à mente. E a posição de camisa 9 foi uma das que recebeu os maiores investimentos do clube nas últimas décadas. Por isso é até complicado encontrar jogadores “feitos em casa” que tiveram sucesso no Santiago Bernabéu.

O último deles foi exatamente Raúl, que assim como Gonzalo também saiu do Castilla, e desde que estreou no profissional, na temporada 1994/95, sanou os problemas do Real Madrid por mais de uma década na posição de camisa 9.

Desde a saída do atacante para o Schalke 04 em 2010 – ou até mesmo enquanto Raúl ainda estava lá -, os espanhóis torraram milhões de euros para reforçar o setor. Alguns deram muito certo, outros menos, e também houve aqueles que não deixaram qualquer saudade na capital madrilenha.

Com Gonzalo, o clube espanhol pode repetir a fórmula de sucesso com Raúl e realocar o investimento que faria com a contratação de um novo centroavante para outros setores mais carentes do elenco.

Mais de 300 milhões de euros…

Desde que Raúl subiu para o time principal do Real Madrid, foram 335,6 milhões de euros gastos pelo clube com os principais centroavantes contratados. Os números são do site especializado em mercado Transfermarkt.

A lista tem nomes de peso como Ronaldo “Fenômeno”, Karim Benzema e Fernando Morientes, que são lembrados pelos torcedores até os dias de hoje, mas também alguns “desconhecidos” – e que nem por isso custaram pouco.

A principal das frustrações é certamente Luka Jovic. Recentemente especulado no Botafogo, o sérvio desembarcou em Madri em 2019 após brilhar no Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e custou a bagatela de 63 milhões, mas foi embora rapidamente do clube, com apenas três gols marcados.

Apesar de ser cria do Castilla, Álvaro Morata também pode entrar nesse bolo. Negociado com a Juventus após receber poucas chances no time titular, em meio ao protagonismo de Cristiano Ronaldo e Benzema, o atacante espanhol foi recomprado pelo Real por 30 milhões de euros em 2016, mas durou apenas uma temporada, sendo revendido ao Chelsea.

Entre os acertos da diretoria merengue, Benzema com certeza é um deles. O francês custou 35 milhões de euros junto ao Lyon e, apesar de ter levado alguns anos para deslanchar – muito por conta da fase brilhante de CR7 – foi fundamental em muitas conquistas do clube.

Joselu também entra nessa lista e custou “apenas” 500 mil euros. Fundamental na conquista do 15° título de Champions League do Real Madrid, o espanhol foi mais um que deixou saudades no Bernabéu depois de sua ida para o Al Gharafa, do Qatar.

O reforço mais recente para o setor, por sua vez, foi Endrick. 47,5 milhões de euros foram pagos junto ao Palmeiras, mas até o momento o jovem de 18 anos não engrenou no clube, inclusive, vendo o próprio Gonzalo “furar fila” entre as opções de Xabi Alonso.

Abaixo, veja uma lista com 15 centroavantes contratados pelo Real Madrid nas últimas três décadas.

  • Predrag Mijatovic – 9 milhões de euros (1996)

  • Davor Suker – 3,6 milhões de euros (1996)

  • Fernando Morientes – 6 milhões de euros (1997)

  • Nicolas Anelka – 35 milhões de euros (1999)

  • Ronaldo – 45 milhões de euros (2002)

  • Van Nistelrooy – 15 milhões de euros (2006)

  • Gonzalo Higuaín – 12 milhões de euros (2007)

  • Klaas-Jan Huntelaar – 27 milhões de euros (2008)

  • Karim Benzema – 35 milhões de euros (2009)

  • Emmanuel Adebayor – 4 milhões de euros (empréstimo – 2010)

  • Javier Hernández (Chicharito) – 3 millhões de euros (empréstimo – 2014)

  • Álvaro Morata – 30 milhões de euros (2016)

  • Luka Jovic – 63 milhões de euros (2019)

  • Joselu – 500 mil euros (2023)

  • Endrick – 47,5 milhões de euros (2024)

Onde assistir a Real Madrid x Borussia Dortmund?

Real Madrid x Borussia Dortmund, às 17h (de Brasília), terá transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.

More From Author

Fifa dá gol contra para Weverton no lance que decidiu Palmeiras x Chelsea

Flamengo negocia com atacante irlandês e quer mais três reforços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *