Anões em festa de Yamal farão associação ir à Justiça contra astro do Barcelona

Uma das sensações do futebol europeu na última temporada, Lamine Yamal poderá enfrentar problemas com a Justiça na Espanha.

O atacante foi denunciado pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) por suspostamente ter contratado pessoas com nanismo “para participar de atividades de entretenimento” para sua festa de aniversário de 18 anos.

“A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), organização membro da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (COCEMFE), condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento na recente festa de 18 anos do jogador de futebol Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa”, publicou a ADEE em comunicado oficial.

“Durante o aniversário do jovem jogador de futebol, figura de destaque do esporte espanhol, pessoas com nanismo foram contratadas exclusivamente para fins de entretenimento e atividades promocionais. A ADEE considera esse tipo de prática intolerável, pois perpetua estereótipos, alimenta a discriminação e prejudica a imagem e os direitos das pessoas com acondroplasia ou outras displasias esqueléticas, bem como de todas as pessoas com deficiência”.

Após passar pelo Brasil durante o período de férias e se encontrar com Neymar, ex-atacante do Barcelona e agora no Santos, Yamal movimentou o noticiário espanhol com sua festa de 18 anos, comemorada no último sábado (12).

“É inaceitável que, em pleno século XXI, pessoas com nanismo continuem sendo usadas como entretenimento em festas privadas, e a situação é ainda mais grave quando esses incidentes envolvem figuras públicas como Lamine Yamal. A dignidade e os direitos da nossa comunidade não são entretenimento para ninguém, em nenhuma circunstância”, citou Carolina Puente, presidente da ADEE.

Segundo a Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Espanha, “são proibidos espetáculos ou atividades recreativas em que pessoas com deficiência ou outras circunstâncias sejam usadas para provocar zombaria, ridículo ou escárnio do público de forma contrária ao respeito devido à dignidade humana”.

Ao todo foram quatro títulos pelo Barça, sendo duas edições de LALIGA (2022/23 e 2024/25), além de ter conquistado a Eurocopa com a Espanha, em 2024.

Neste ano, Yamal chegou com a seleção à final da Uefa Nations League com a “Fúria”, que ficou com o vice após derrota para Portugal, além de ter ido à semifinal da Champions com o Barcelona, tendo perdido a classificação para a Inter de Milão.

More From Author

Time comandado por Fábregas na Itália contrata goleiro do Internacional

Quem é Roony Bardghji, reforço de ‘só’ R$ 13 milhões do Barcelona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *