F1: Red Bull toma medida drástica e troca piloto após 2 corridas

Segundo apurou a ESPN, a Red Bull fará uma troca de pilotos já para o GP do Japão de Fórmula 1, em 6 de abril: sai o neozelandês Liam Lawson, entra o japonês Yuki Tsonoda.

A substituição cai como uma bomba nos bastidores, já que Lawson só disputou duas provas pelo time austríaco. A informação será confirmada de forma oficial no final desta semana.

Com isso, Tsunoda será o parceiro diferente do atual campeão mundial, Max Verstappen, nas últimas quatro corridas, depois de Lawson e do mexicano Sergio Pérez.

O neozelandês, por sua vez, será “rebaixado” para a Racing Bulls, equipe B do grupo Red Bull.

Com a mexida, Tsunoda, cuja carreira sempre teve forte apoio da Honda (parceira de Red Bull Racing), terá a oportunidade de fazer sua estreia pelo time em casa, no circuito de Suzuka.

A escuderia austríaca, aliás, sempre foi conhecida por ter poucas paciência com pilotos, mas este é talvez o caso mais drástico já registrado.

De acordo com fontes da ESPN, o péssimo desempenho de Lawson nas duas primeiras provas da temporada fizeram a diretoria da equipe se movimentar e resolver tomar ação emergencial.

O neozelandês se classificou em 18º lugar no GP da Austrália e depois bateu na corrida, enquanto Verstappen acabou no pódio.

Depois, na China, ele ficou em último tanto na sprint race quanto na corrida, terminando muito longe da zona de pontuação em ambas.

A decisão da troca de pilotos foi tomada de maneira formal em uma reunião da alta cúpula da Red Bull Racing no início desta semana.

Fontes da reportagem, no entanto, apontaram que Lawson já tinha ideia de que seria “rebaixado” logo depois do GP da China.

Internamente, o chefão da Red Bull, Christian Horner, que sempre se mostrou contrário à promoção de Tsunoda, mudou de opinião, mostrando otimismo com o bom início de ano do japonês.

Yuki fez duas boas primeiras corridas nesta temporada, ficando fora da zona de pontuação em ambas por erros estratégicos da Racing Bulls.

Nos bastidores, inclusive, muitas pessoas do grupo Red Bull pensam que Tsunoda, que está com o grupo desde 2021, deveria ter ganho uma chance na equipe principal no começo deste ano ao invés de Lawson.

More From Author

Seleção sofre mais gols pós-Copa do que em todo ciclo de Tite

OPINIÃO: Data Fifa deixa claro quem cuida bem de sua seleção e quem a maltrata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *