No próximo sábado (27), o Fulham entra em campo para enfrentar o Crystal Palace, às 9h15 (de Brasília), pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, com transmissão do Disney+. Entre as principais esperanças de conquistar um título inédito está o meia-atacante Willian.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o ex-jogador do Corinthians abriu o jogo e falou de tudo: a volta à Premier League, o sonho de conquistar um título pelos Cottagers e o que pensa para quando pendurar as chuteiras.
Depois de deixar o Corinthians em 2022, Willian assinou pela primeira vez com o Fulham, que tornou-se o terceiro time inglês que defendeu (após Chelsea e Arsenal). Dois anos depois, saiu para jogar no Olympiacos, da Grécia. Em pouco menos de quatro meses, porém, retornou à Inglaterra e ao Craven Cottage.
“Voltar à Premier League é uma coisa especial. Não sei se um jogador sai e volta duas vezes. Eu saí, voltei, saí e voltei de novo. Desta última vez eu achava que meu tempo teria terminado aqui na Inglaterra, você começa a procurar um outro lugar, e quando a gente sai e vê que o nosso tempo não acabou, a gente se dá conta”, revelou o brasileiro.
“Você me conhece há um bom tempo e sabe o quanto eu gosto desse país, de viver em Londres, de estar na Premier League. Fui e continuo sendo muito abençoado. Minha família ama aqui. Senti saudade de estar aqui. Na Grécia não aconteceu como eu esperava, não criticando, mas a forma como o treinador gostava de jogar não me agradava muito. Desse jeito não daria certo e por isso decidi sair e voltar para cá”.
Com 146 anos de história, o Fulham não sabe o que é vencer um título de alto escalão na Inglaterra, embora tenha sido campeão da extinta Copa Intertoto da Uefa, em 2002.
Na FA Cup, a equipe foi vice-campeã na temporada 1974/75. Willian falou sobre a possibilidade de dar o título inédito ao clube e que “seria muito especial”, usando o Newcastle, que saiu de uma fila de 70 anos, como exemplo.
“Sem dúvidas seria muito especial. É um clube que tem um potencial muito grande para ser um dos melhores da Inglaterra. Mas, para chegar a este nível, precisa de títulos, começar a ter objetivos. E tem tido nos últimos anos, tem feito um grande trabalho na Premier League. Se chegar a uma final de FA Cup seria histórico, como o Newcastle que venceu depois de 70 anos, seria algo especial”, comentou.
“Você fica marcado na história do clube, seria algo especial e nós sabemos disso. Temos esse entendimento. Vamos fazer de tudo para chegar na final e conquistar o título”.
Com 36 anos de idade, Willian está se aproximando do final da carreira. O paulista já pensa no que irá fazer quando pendurar as chuteiras e planeja seu futuro.
“Tenho objetivo de, venho planejando o pós-carreira, quero ser empresário, mas também vou fazer outros cursos de gestão, enfim, de várias coisas, e esse é o objetivo. Venho preparando, estou deixando tudo ajeitado para quando terminar a carreira só dar sequência. Curso para ser um diretor, mas quero fazer esses cursos para caso pinte a oportunidade de ser um diretor esportivo, poder fazer”, finalizou.