Se Raphinha já havia superado Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Kaká, Neymar e Ronaldo “Fenômeno” como o brasileiro com mais gols marcados em uma única edição da Champions League, o camisa 11 do Barcelona segue com a sede de atingir novas marcas a nível continental. Contra o Borussia Dortmund, nesta quarta-feira (9), pela ida das quartas de final, o atacante pode se aproximar de ninguém menos que Lionel Messi.
Com os três gols marcados no duelo com o Benfica nas oitavas, Raphinha chegou a 11 na atual edição, o que fez o jogador da seleção brasileira deixar, de uma vez, Neymar e Rivaldo para trás na contagem, ambos com 10 gols.
Agora, contra os aurinegros, o brasileiro tem a chance real de atingir Messi – ou até mesmo superá-lo. O argentino, que é uma lenda do clube blaugrana, é o maior artilheiro da história do Barcelona em uma única Champions, com 14 gols.
Hoje no Inter Miami, dos Estados Unidos, Messi inclusive lidera todos os números relacionados à artilharia do clube catalão na Liga dos Campeões. O craque já terminou uma edição com 12 gols marcados duas vezes durante a passagem no Camp Nou, em 2010/11 e 2018/19, e ainda uma com 14 gols, em 2011/12. A marca que Raphinha agora tenta superar.
Vale lembrar que, neste caso, o brasileiro até teve vantagem em relação ao argentino, que disputou a Champions ainda no antigo formato, com seis jogos na fase de grupos, e não oito como agora.
Se tudo correr como o esperado, e o Barça chegar à final, Raphinha terá mais cinco jogos para fazer quatro gols e ficar marcado na história dos catalães.
O camisa 11 também já tem uma das melhores médias de gols a cada 90 minutos pelo Barcelona na competição continental: 1,19. Messi aparece outras três vezes nesse quesito: 1,22 (temporada 2016/17), 1,27 (2011/12) e 1,29 (2018/19).
Na briga por mais este recorde, Raphinha terá como “concorrente” Robert Lewandowski, que já soma nove gols em 10 jogos nesta Champions.
Expandindo os números do camisa 11 para as demais competições da temporada, Raphinha vive a melhor temporada de toda a carreira. Em 44 jogos até aqui, são 27 gols e 20 assistências do brasileiro.