De feirante ao Real Madrid: Willian José recusou Europa por sonho com Bahia

Willian José foi feirante até os 15 anos de idade, jogou no Real Madrid e atuou na Europa por 11 anos. Agora, o atacante do Bahia sonha com títulos e projeta confronto difícil contra o Nacional-URU pela 2ª rodada da CONMEBOL Libertadores. O confronto terá transmissão AO VIVO no Disney+, nesta quarta-feira (9), a partir das 19h (de Brasília).

Antes de receber oportunidades no futebol de base, Willian ajudava os irmãos na feira de rua na cidade de Porto Calvo, em Alagoas, onde nasceu.

“Foi uma época muito sofrida. Somos cinco irmãos e só meu pai trabalhava. Naquela época, o salário mínimo era de R$ 450 para sustentar a família. Então, o meu irmão mais velho trabalhava na feira vendendo verduras, meu outro irmão também e eu colocava frete para o pessoal”, contou Willian.

Aos 15 anos, um olheiro convenceu os pais do futuro atacante e o levou para fazer testes em equipes do interior de São Paulo e na Chapecoense.

Na equipe de Santa Catarina, Willian ficou dois meses, mas o frio e a distância da família fizeram ele ir para a capital paulista morar com um tio e um dos irmãos. E, pouco tempo depois, conseguiu o primeiro contrato com uma equipe.

“O olheiro que me viu, me chamou e falou pra ir fazer o teste no (Grêmio) Barueri. Fiz peneira lá e deu tudo certo. Passei no sub-17 e fui aprovado”, lembrou.

O sub-17 do Grêmio Barueri foi vice-campeão do Campeonato Paulista. E, antes de subir ao profissional, foi emprestado ao Rio Preto e disputou a segunda divisão paulista.

Após estrear na equipe principal do Grêmio Barueri, Willian José foi convocado para a seleção brasileira sub-20, pela qual foi campeão do Sul-Americano e do Mundial de 2011.

Com passagens por São Paulo, Grêmio e Santos, o Real Madrid “B” foi atrás do atacante, que não teve dúvidas de ir morar na Espanha.

“O meu empresário falou que tinha o Real Madrid Castilla para ir. Eu falei: ‘Cara, eu vou embora! Real Madrid… Só de escutar o nome ‘Real Madrid’, o coração já acelera”, brincou.

Pelo Real Madrid principal, fez apenas uma partida, que foi uma derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, e foi campeão da Copa do Rei 2013/14.

“Foi uma experiência fantástica. Só de você poder estar no vestiário com os caras, vestir aquela camisa. Só não foi legal porque a gente perdeu o jogo”, ressaltou.

“A história que ficou marcada foi a final da Copa do Rei. Aquela final de Real Madrid-Barcelona, que o Real Madrid ganhou. Às vezes, amigos vão lá no Santiago Bernabéu e tem a foto (da conquista), e eu estou no meio dos caras”, completou, sobre a trajetória no Real.

Depois, Willian José conseguiu se consolidar em LALIGA após passagens por Las Palmas, Real Sociedad e Betis. Ainda teve uma rápida passagem pelo Wolverhampton, disputando a Premier League em 2021.

A última equipe antes do Bahia, foi o Spartak Moscou. O atacante ficou seis meses na equipe russa, mas problemas de adaptação fizeram pensar no retorno ao Brasil.

“Quando eu cheguei, foi tudo muito difícil… Por causa da guerra (contra a Ucrânia). Um frio do caramba também”, lamentou.

Durante o final do ano passado, Willian José recebeu a proposta de jogar no Bahia e decidiu oficializar o retorno ao Brasil, depois de 11 anos.

“Meu empresário me ligou: ‘Tem interesse em você lá no Bahia’. E o Bahia está num projeto muito bom de disputar a Libertadores, fizeram uma campanha muito boa no ano passado, e o projeto do Grupo City, com jogadores muito importantes, vem numa crescida muito grande”, observou.

“Eu falei ‘Ó, vamos voltar, é hora de voltar!”, acrescentou.

Mesmo com propostas de times médios e pequenos da Espanha, Willian decidiu vir atuar no Bahia e espera conquistar coisas importantes, principalmente em ano de Libertadores com o time tricolor.

“A gente não tem limite. A gente quer conseguir coisas boas, coisas importantes esse ano. E, quem sabe, conseguir um título importante. Uma Copa do Brasil. A gente vai brigar até onde der pra gente conseguir algo importante”, apontou.

Depois de iniciar a Libertadores empatando com o Internacional, o Bahia terá pela frente o Nacional. E Willian projeta um confronto difícil no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu.

“A gente também acha um grupo muito difícil. E tem um jogo muito difícil contra o Nacional”, observou.

“Estamos preparados. A gente treina bastante. O Rogério Ceni cobra bastante.. A gente espera fazer um grande jogo. E conseguir sair de lá com o triunfo”, finalizou.

Onde assistir a Nacional x Bahia?

Nacional e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 19h (de Brasília), com transmissão pelo Disney+.

Próximos jogos do Bahia:

More From Author

Flamengo relaciona Pedro após sete meses e terá reforço na Libertadores

Ramón Díaz responde se Corinthians vai priorizar o Brasileirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *