Amigos, amigos… negócios à parte. A frase traduz bem como será o duelo entre Athletico-PR e Criciúma, nesta quinta-feira (10), às 19h (de Brasília), para os técnicos Maurício Barbieri e Zé Ricardo. A partida na Ligga Arena é válida pela 2ª rodada da Série B do Brasileiro e terá transmissão ao vivo no Disney+.
Tudo começou em 2011, quando Zé Ricardo estava no sub-17 do Audax Rio e Maurício Barbieri chegou para dirigir o profissional. A convivência foi rápida – o primeiro voltou a trabalhar nas categorias de base do Flamengo -, mas começava ali uma amizade que dura até hoje.
“Experiência muito boa, tínhamos um grupo de profissionais muito qualificados no Audax Rio, que certamente foi uma fase de grande crescimento para todos. E o Maurício, mesmo muito jovem, já se mostrava muito inteligente e capaz de dirigir uma equipe profissional. Nós, das demais categorias, além das trocas diárias, ficávamos com as demandas que iam aparecendo. Acabamos construindo uma relação muito boa, que trago até hoje”, lembrou Zé Ricardo.
Os caminhos voltaram a se cruzar seis anos depois. Zé Ricardo era treinador do Flamengo e abriu as portas do Ninho do Urubu para Maurício Barbieri realizar estágio por exigência do curso da CBF.
“Anos depois, quando o Zé era treinador do Flamengo e eu estava sem clube, o Zé abriu as portas para mim, para eu acompanhar um pouco da rotina, para mim foi super importante. É uma amizade que continua até hoje. É um amigo, um excelente profissional, que eu admiro pela capacidade que tem, técnica, de trabalho, de entendimento, de leitura, mas acima de tudo é um amigo que tenho para a vida”, destacou Barbieri.
Nesta quinta-feira (10), os treinadores estarão em lados opostos. Enquanto o Athletico-PR, de Maurício Barbieri, busca os 100% de aproveitamento na Série B, o Criciúma, de Zé Ricardo, tenta a reabilitação depois de tropeçar no Operário na estreia.
“Feliz em revê-lo, encontrar com ele é sempre uma satisfação grande por causa dessa amizade e os encontros em campo foram raros. Feliz por revê-lo, mas ali somos rivais. Sei da capacidade dele e sei que vai ser uma partida difícil, não só pelo adversário, pela camisa, mas porque terá um treinador preparado do outro lado”, comentou Maurício Barbieri.
“Enfrentá-lo será um grande e difícil desafio, mas também muito prazeroso, já que as equipes do Maurício praticam sempre um bom futebol, assim como também busco. Tem tudo pra ser uma partida agradável de se acompanhar”, afirmou Zé Ricardo.
Essa, porém, não será a primeira vez que os amigos se enfrentam. No Brasileirão de 2018, Maurício Barbieri estava no Flamengo e Zé Ricardo no Vasco. Vinicius Jr. abriu o placar para o rubro-negro e Wagner deixou tudo igual. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Onde assistir a Athletico-PR x Criciúma
Athletico-PR e Criciúma duelam nesta quinta-feira (10), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+.